quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Atividade sobre a música "Tamo junto (Não desista)", de Carlinhos Brown e Lexa


Tamo junto (Não desista) 

Não abandone o seu futuro
Dê duro, lute por ele 
(Você não tá sozinho)
Não abandone o seu destino
Só o ensino te leva lá
(Você não tá sozinho)
Não abandone você mesmo 
Recarregue pra recomeçar
(Você não tá sozinho)

Agora tá difícil, irmão,
Aprender com escola de mão
Mas vai passar, vai passar
Quem não parar vai chegar lá

Não desista, resista sim
Não desista, desista não
Não desista do seu futuro
Não desista da Educação

Se não dá pra ir pra escola agora
Não deixe a escola ficar longe de você
Ligue, clique, se conecte
Não desista do direito... seu direito de aprender

O mundo parou, parou,
Mas ninguém vai te parar 
Tá chato, tá - tá - tá - tá
Tá dureza, tá - tá- tá - tá
Mas uma certeza, tem - tem - tem - tem
Quem não parar vai chegar lá, meu bem 

Não desista, resista sim
Não desista, desista não
Não desista do seu futuro
Não desista da Educação

(Carlinhos Brown e Sérgio Valente) 

01) Justifique o título dado à canção acima:

02) Quem é o interlocutor? Que palavra traz essa informação? 

03) Transcreva da canção uma passagem que faz menção à pandemia: 

04) Copie da música todos os verbos no modo imperativo, justificando esses empregos: 

05) Que versos se referem diretamente à modalidade do ensino remoto? 

06) Encontre marcas de oralidade nos versos, explicando qual a intencionalidade dessa escolha: 

07) Na terceira estrofe, há palavras que se repetem. Que nome se dá a isso? O que essa repetição representa? 

08) Localize os versos que fazem referência aos meios de comunicação por meio da tecnologia: 

09) Explique os versos destacados na quinta estrofe da canção, dizendo qual é o propósito de tudo isso: 

10) Copie da música um par de antítese: 

11) O texto fez uso da linguagem culta ou coloquial? Por quê? 

12) Circule no texto os vocativos presentes: 

13) Explique o duplo sentido presente na passagem "Recarregue pra recomeçar": 

14) Quando se afirma que "você não tá sozinho", quem está com você quando diz que "tamo junto"? 

15) Que crítica social é feita na música? Justifique sua resposta: 

16) Com a pandemia, a evasão escolar se tornou um assunto urgente. Por quê?

17) Independente de pandemia, a evasão escolar já era um problema frequente? Justifique sua resposta: 

18) O verso "ligue, clique, se conecte" denuncia uma dificuldade enfrentada por muitos estudantes brasileiros. Que dificuldade é esta? Justifique: 

19) Em "Só o ensino te leva ", a que corresponde a palavra destacada? Onde se pode chegar por meio da Educação? 

20) A gente se alimenta de esperança. Que versos comprovam isso? 

21) Você acredita que o mundo e as pessoas serão as mesmas depois de tudo isso passar? Justifique: 

22) "Resistir" e "desistir" podem ser considerados antônimos? Por quê? 

23) Que mensagem a canção transmite? Comente:

24) De acordo com a letra da música, qual a importância do estudo na vida das pessoas? O que você pensa a respeito disso? 

25) A Educação é um direito fundamental de todo indivíduo. Como você pode fazer valer esse direito? 

26) Desistir é abrir mão voluntariamente de algo. Você sentiu vontade de desistir da escola este ano? Em que momento? Por quê? 

27) O que contribui para a desmotivação dos alunos? 

28) Quais são os recursos que deveriam ser mais explorados nesse período de isolamento?

29) A música convoca os estudantes a estudar mesmo remotamente. Você tem conseguido acompanhar as aulas remotas? Como tem sido essa experiência? 

30) Que sentimento a música despertou em você? Justifique sua resposta: 

31) A canção motivou você a prosseguir mesmo diante das dificuldades do ensino remoto? Por quê? 

32) Indiscutivelmente, o saber adquirido na escola pode transformar a sociedade. Você concorda com essa afirmação? Justifique: 

33) Você acha que a letra de música atingiu o objetivo desejado? De que forma ela pode influenciar os alunos? 

34) Elabore cinco frases motivadoras relacionadas ao ensino remoto, a exemplo de "Não desista do seu futuro": 

(Atividade feita em parceria com as queridíssimas amigas 
Ana Cristina Pontes e  Zizi Cassemiro

18 comentários:

  1. Que música gostosa para trabalhar com os alunos, pois fala a linguagem deles, parece um deles falando...Amei! Vou trabalhar com os meus sétimos! Obrigada, Dequinha, esse oráculo tem tudo mesmo,a Maria está coberta de razão:)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei bastante dessa indicação da amiga Ana Cristina Pontes, que ainda enviou muitas questões legais, como você! Grandes parceiras!

      E um dia ainda será um oráculo... falta ainda muita coisa nele... rs rs rs

      Excluir
  2. Que consigamos, mesmo diante de tantas dificuldades, motivar nossos alunos !! Beijos 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! É bem difícil tudo, o próprio sistema é contra a gente e parece ser feito para não funcionar, mas com boa vontade a gente vai conseguindo transformar tudo aquilo que não nos agrada, com os alunos como parceiros! Um vai motivando o outro! Beijos e obrigada por sua força e apoio sempre!

      Excluir
    2. Parabéns! Excelente leitura da música.

      Excluir
  3. Letra maravilhosa para estimular os nossos alunos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Que ela funcione como antídoto contra o desânimo!

      Excluir
  4. Parabéns !!Excelente atividade!!Voou trabalhar com meus 8ºs, sei que tudo que você posta é sempre um sucesso!!!
    Um grande abraço!
    Silvia Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seu carinho, querida! Um abração e boa quinta! Volte sempre!

      Excluir
  5. Quando vi na propaganda, logo pensei em trabalhar nas aulas. Obrigada pelas questões, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritmo legal e contagiante mesmo, né? Disponha! Um abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!