sábado, 10 de outubro de 2020

Atividade em conjunto sobre o tema "Desmatamento"

Como todos sabem, eu AMO fazer parcerias e a atividade de hoje foi feita através de uma super rica e especial! Por quê? Porque ela é resultado de uma coletânea feita por alguns dos meus alunos, que disseram SIM a mais essa proposta de escolherem um texto-base sobre o tema DESMATAMENTO e sugerirem algo sobre eles. A minha única tarefa, além de babar, foi fazer a "costura" e registrar aqui, para que vejam que, apesar da pandemia, a escola nunca parou... Como sou grata! 



01) Quem está recebendo a culpa, na charge acima, pelas queimadas? 

02) O que ou quem o autor da charge pretende, de fato, criticar? Que implícitos foram usados para isso sinalizar? 

03) A que famoso episódio histórico ela se relaciona? 


04) Que problema social a charge acima retrata? 

05) Além da onça, que outros animais fazem parte deste bioma? 

06) Agora você vai desenhar que animal reforça a sua identidade, falando um pouco a respeito dele: 


07) Você concorda que a destruição das nossas matas seja intencional? Justifique sua resposta: 

08) Copie da tirinha dois vocativos:

09) Apesar do clima tenso e do fato de as crianças estarem bem antenadas à realidade, elas estão brincando. De quê? 


10) Que crítica social é feita na charge acima? 

11) Quem você acredita que o chargista quis insinuar que é o mandante? Posicione-se sobre isso: 

12) A que trocadilho o autor recorreu? Com que intenção? 


13) Explique por que houve, na charge acima, uma quebra de expectativa: 

14) A charge tem uma visão otimista ou pessimista com relação às queimadas? Justifique sua resposta:

15) Com relação às cores utilizadas, há alguma contradição? Por quê? 


16) Que figura de linguagem encontra-se presente no fogo da charge acima? Justifique sua resposta:

17) Há, nela, pelo menos quantas espécies correndo risco? 

18) Crie um pensamento diferente para cada um dos animais presentes: 

19) A charge é composta por linguagem verbal e/ou não verbal? Por quê? 

20) Utilize cinco adjetivos para caracterizar o fogo: 

21) O que seria capaz de contê-lo? Explique:


22) Que crítica encontra-se presente na charge acima? Comente: 

23) Você concorda com tal afirmação? Justifique sua resposta: 

24) Você acha que, sem a presença do homem, os animais estariam salvos? Explique: 

25) Se fosse um humano fazendo tal afirmação seria diferente? Por quê? 

26) Há na charge a linguagem verbal e/ou não verbal? Justifique sua resposta: 

27) Copie da charge, respectivamente, um pronome demonstrativo, um adjetivo e um advérbio de intensidade: 


28) Qual a intenção da charge acima? Que crítica ela faz? A quem? Por quê? 

29) Quem está no avião? O que as expressões deles parecem revelar?

30) Por que o índio e a onça merecem credibilidade? Comente: 

(Agradecimento a João Gabriel Costa, Maria Vitória Neves, Leonardo Louvise, 
Marcela Araújo, Pâmella Raiol e Thiago Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!