segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade sobre o texto "Quarentena - 31", de José Roberto Torero Fernandes Júnior

Durante 40 dias, o escritor José Roberto Torero Fernandes Júnior, postou, seguidamente, 40 pequenas crônicas e, sua página no Facebook, uma a cada dia, com ilustrações de Ivo Minkovicius, retratando situações que poderiam estar sendo vividas durante a pandemia. Abaixo, temos a reprodução da de número 31. Observe a ilustração e leia o texto com atenção. Em seguida, responda às perguntas propostas.


Quarentena - 31

Aproveitando a moda, Brasilino decidiu fazer máscaras para vender. Colocou as filhas, a esposa, e até a mãe para costurar. As máscaras têm temas variados. Listradas, com bolinhas, rosas para meninas, azuis para meninos, vermelhas para uns, verdes-e-amarelas para outros, há umas com os dizeres "Fora, Bolsonaro!" e outras com "É só uma gripezinha, mas eu me cuido". Para fazer propaganda, Brasilino e sua família só andam pelo bairro com suas máscaras. A ideia deu muito certo. Brasilino ganhou bastante dinheiro. Para comemorar, até chamou um monte de amigos para um churrasco neste domingo. E ninguém vai usar essa frescura de máscara. 

(José Roberto Torero Fernandes Júnior)

01) Observando a imagem, é possível identificar o exato local onde a história teria acontecido? Explique, então, a intenção da imagem:

02) O nome do protagonista tem relação com o nome de nosso país. Além da semelhança na escrita, que outra semelhança pode ser estabelecida entre o nome da personagem e a visão às vezes estereotipada que se tem do brasileiro?

03) Perceba que a família de Brasilino fabricou máscaras de diversos modelos. Considerando seus conhecimentos a respeito da sociedade em que vivemos, cite para quem mais seriam: 

a) as máscaras vermelhas:
b) as máscaras verdes-e-amarelas:

04) O texto fala sobre máscaras rosas para as meninas e azuis para os meninos. Você concorda com essa escolha de cores? Responda, argumentando seu ponto de vista:

05) Explique a ironia presente em "É só uma gripezinha, mas eu me cuido": 

06) Transcreva do textículo uma antítese, explicando: 

07) A partir da leitura de todo o texto, conclua, justificando sua resposta: Brasilino realmente acreditava no valor do uso de máscaras? 

08) Você venderia algo em que não acredita? Por quê? 

09) Justifique o uso das aspas no texto: 

10) Circule no texto um exemplo de vocativo: 

11) Copie da crônica uma passagem carregada de ironia: 

12) Crie hipóteses: o que teria acontecido com Brasilino e seus convidados após o churrasco? Crie um texto contando em que você pensou: 

(Atividade elaborada em parceria com a querida amiga Maria Ruth Barbosa)

15 comentários:

  1. Adorei a energia !! Lindo texto!! Brilhantes reflexões !!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto bastante criativo. Poste o gabarito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, mas, conforme registrado no topo do blog, em um lugar bem visível, não disponibilizo gabarito. Grata pela compreensão!

      Excluir
  3. Parabéns, professora Andreia Dequinha, descobri recentemente seu blog e suas atividades, muito bem elaboradas, vão ao encontro do que sempre procuro na internet. Que Deus te fortaleça mais e mais e obrigado por disponibilizar este material tão rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado das atividades e do blog, que, há anos, atualizo com muito amor, apesar da correria diária. Um abração e volte sempre! A casa é sua!

      Excluir
  4. como que consigo ver as respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não disponibilizo gabarito, porque não o faço. Grata pela compreensão! Beijos.

      Excluir
  5. Textos bons, interativos, reflexivos. Parabéns! Leio e faço interpretação junto aos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou e gosta das atividades e das propostas! Beijos!

      Excluir
  6. Andreia muito obrigado pela criatividade e o amor em compartilhar suas ideias... Parabéns.... Nerci...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, querida! Disponha! Um prazer essa troca! Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!