quinta-feira, 25 de maio de 2017

Amém! Que assim seja!


Oração de um povo sofrido 

Deus me livre dos corruptos. Dos vendidos. Dos que vendem. Dos que trocam seu povo honesto por qualquer propina e milhão.

Deus me livre dos sonsos e cínicos. Dos que riem e me arrombam a alma. Dos que ganham meu voto e me desprotegem. Dos que só pensam em seu tostão. 

Deus me livre dos que desviam, Tanto que levam a falências. Dos que deixam seu povo à míngua. Humilhado e sem salários

Deus me livre dos que fecham universidades e hospitais. Dos que sucateiam escolas. Dos que trocam seu povo por qualquer anel

Deus me livre das escolhas podres. De me contentar em escolher o menos pior. 

Deus me livre dos ruins. Dos corruptos. Dos sem lei. Dos sem culpa. Sem remorsos. Dos que maltratam por sentir prazer

Deus me livre da cara limpa que esconde a alma suja. Deus me livre da justiça injusta. Dos que olham e fingem não ver. Deus proteja os pobres. Esse povo que ninguém cuida. 

Deus me livre dos homicidas. Eleitos por um povo ingênuo. Deus me livre de todos eles. E perdoe o voto meu. 

Deus olhe por esse povo sofrido. E de volta a esperança que essa gente comeu. 

(Mônica Raouf El Bayeh)

01) Por que a aurora repetiu tantas vezes a expressão "Deus me livre" em seu texto? Isso tem algo a ver com o fato de ser uma "oração"? Justifique sua resposta: 

02) Copie do texto dois pares de antítese: 

03) Transcreva do texto uma espécie de causa e consequência, explicando seu raciocínio:

04) Circule no texto uma passagem que contenha um desvio gramatical, corrigindo-o: 

05) Que mensagem o texto lhe transmitiu? 

06) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra destacada no texto:

07) Invente você também agora a sua própria oração!

08) Utilizando o texto como estímulo, crie um texto que responda a esta pergunta: "Onde foi que nós erramos?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!