domingo, 6 de novembro de 2016

Proposta de Redação do ENEM 2016 - Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Nada de tema ter vazado antes de a prova do ENEM ocorrer! Todos eles foram meros boatos, para roubarem ainda mais a paz dos alunos e para tentarem abalar a credibilidade desse processo seletivo, como se já não bastasse o caos de ter, este ano, a inédita "segunda leva". 

Não, não serei hipócrita: não cheguei a cogitar, de fato, com insistência e consistência, o tema deste ano! Apostei em MOBILIDADE URBANA e em INCLUSÃO DOS DEFICIENTES ATRAVÉS DO ESPORTE. Não vi nenhum professor de Cursinho nem site também apostando FORTEMENTE no tema escolhido! O ENEM, mais uma vez, acerta no elemento surpresa, já uma característica! (além da problemática social)

Pra ser sincera, adorei o tema, por considerá-lo muuuuito necessário e, cá pra nós, virar um tema do ENEM é sempre uma excelente forma de se discutir bastante a respeito! Só achei muito "rasos" os textos motivadores, o que até estranhei. De fato, não motivaram ninguém... Sorte que o tema em si sim, cumpriu esse papel. E aqui estão eles: 

Textos motivadores

Texto I 

Em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e com toda a legislação que assegura a liberdade de crença religiosa às pessoas, além de proteção e respeito às manifestações religiosas, a laicidade do Estado deve ser buscada, afastando a possibilidade de interferência de correntes religiosas em matérias sociais. políticas, culturais etc.


Texto II

O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.


Texto III

CAPÍTULO I

Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo

Art 206 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa, impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso.
Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa. 
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência. 

(Código Penal Brasileiro)

Texto IV

Intolerância Religiosa no Brasil
Fiéis de religiões afro-brasileiras são as principais vítimas de discriminação 


Proposta de redação 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

Para quem quiser ler um pouco mais sobre o tema, indico este site que é show de bola e tem textos, de fato, motivadores. Confiram:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!