segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Atividade sobre o curta "Minha vida de João" (23 minutos)


Sinopse: O curta é um desenho animado, sem palavras, que conta a história de um garoto chamado João e os desafios que ele enfrenta durante seu processo de crescimento, para tornar-se um homem em nossa sociedade: o machismo, a violência familiar, a homofobia, as dúvidas com relação à sexualidade, o primeiro emprego, a primeira relação sexual, gravidez da namorada, uma DST e a paternidade. (Duração: 23 minutos)

01) No curta, o que significa o lápis / borracha? Segundo ele, quem tem que cuidar das crianças, ainda que esteja fazendo outras tarefas: com o pai ou com a mãe? O que você pensa sobre isso? Comente:

02) Você viu algo de errado quando João imita a mãe? Justifique sua resposta, aproveitando para dizer como se deveria proceder nesses casos: 

03) Qual o problema enfrentado pela família de João? Isso é comum de acontecer? Que consequências isso pode trazer para a criança? Como resolver? 

04) Há algum mal em meninos brincarem com bonecas? Existem brincadeiras típicas de menino e de menina? Isso tem que ser uma regra? Comente:

05) O que se sugere ao retirar a boneca da mão do João e colocar um revólver? Posicione-se sobre isso, dizendo que leitura você faz disso: 

06) João reluta na hora de, como os outros meninos, jogar pedra no gato, mas acaba fazendo. Como você interpreta tal fato? Explique:

07) Depois da violência contra o gato, João se mostra arrependido? Como você percebeu isso? Comente: 

08) Como João queria ter um violão, o que ele resolve fazer? Isso foi fácil de acontecer? Por quê? 

09) No que João parecia ser diferente dos outros meninos da idade dele? Isso é bom ou ruim? Comente:

10) Com base no que foi apresentado no curta, cite 5 adjetivos que caracterizem João: 

11) Que problema aconteceu com o João e como isso aconteceu? É comum de ocorrer com as pessoas dessa idade? Justifique sua resposta:

12) Você acha que João fez bem em contar sobre o seu problema à Maria? E o que ela também aproveitou para contar a ele? Eles administraram bem tudo isso? Por quê? O que você faria no lugar de cada um deles? 

13) Que parte do filme você achou mais interessante? Por quê?

14) Que mensagem podemos extrair do curta? Comente:

15) Qual a finalidade desse curta? Ela teve êxito? Explique:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!