terça-feira, 25 de outubro de 2016

Essas metamorfoses nossas de cada dia...

Texto 01: Metamorfose

Um homem 
que costumava achar toda gente estúpida
(menos ele próprio) 
acordou certa manhã
transformado em burro.
Ficou muito triste e durante três dias não comeu coisa
alguma.
Não achava mais gosto em comida de gente
e tinha vergonha de comer 
comida de burro.
Mas a fome o acabou forçando 
a experimentar capim
que ele achou estranhamente saboroso.
Alguns dias mais tarde
zurrava alegremente
Passado um mês 
puxava a carroça pela rua
como a coisa mais natural do mundo. 
E quando, muito tempo depois, 
ele acordou de novo transformado em gente,
ficou muito triste e se achou estúpido. 

(José Paulo Paes)


01) Justifique o título do texto:

02) Que mensagem podemos extrair da leitura desse texto?

03) Indique 5 adjetivos que caracterizem o protagonista da história: 

04) Que outro título você daria a esse texto?

05) Classifique morfologicamente as palavras destacadas no textículo:

06) Tente responder, se puder: "Me responda você, que parece sabichão: / se lagarta vira borboleta, por que trem não vira avião"?!?

Texto 02: Metamorfose ambulante

Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião 
Formada sobre tudo. 

Eu quero dizer 
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo. 

Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou.

Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor.

Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator.

É chato chegar 
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo.

Eu vou lhe desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo...

(Raul Seixas)

07)  Que mensagem a música acima lhe transmitiu?

08) Posicione-se sobre o refrão, explicando e usando, no mínimo, três argumentos:

09) O que os dois textos têm em comum? Como eles dialogam? Explique:

10) Elabore UM parágrafo dissertativo-argumentativo acerca da ideia contida na passagem a seguir:

11) Com qual texto você se identificou mais? Por quê? 

12) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra destacada no texto 02: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!