sábado, 8 de outubro de 2016

Sobre o curta "Era uma vez uma família"



01) Já no começo do curta mostra a novidade que ocorreu na vida de Maria. Qual foi ela? Isso é algo comum de acontecer hoje em dia? Explique:

02) Como é composta a nova família de Maria? O que mais chamou a sua atenção? 

03) Por que os pais costumam brigar tanto com os filhos? Às vezes você acha que isso ocorre de maneira excessiva? Justifique sua resposta, recorrendo a uma passagem do curta:

04) Por que e quando as pessoas se sentiam, literalmente, diminuídas? Você já se sentiu assim? Comente: 

05) Os filhos, em geral, imitam os pais, seguem seus exemplos? Cite um bom e um mau exemplo imitado no curta, explicando bem: 

06) Nos textos e nos filmes, existem determinadas "pistas textuais" que nos ajudam a entender melhor uma ou outra cena ou trecho. Que pista textual foi usada para mostrar que o menino havia fugido de casa? E que o pai estava assistindo a um filme impróprio para menores? E para demonstrar raiva das personagens? E para demonstrar ofensas? 

07) Por que, afinal, o menino fugiu de casa? 

08) Que "chamada" a vovó deu nos adultos? Você acha que foi merecida? Por quê? 

09) Existem várias formas de se chamar a atenção de alguém e o curta mostra claramente isso. Cite uma situação em que isso aconteceu, dizendo qual maneira teve mais êxito e por quê:

10) O que Maria e seu companheiro se prometeram? Eles cumpriram? Foi fácil? Justifique sua resposta:

11) Você acha que os pais cometem os mesmos erros que os pais deles cometeram em sua criação? Comprove citando uma passagem do curta: 

12) Por que a menininha se sentiu uma bolsa, um objeto, quando a mãe a estava levando para a escola? Ela teve motivo para se sentir assim? Houve mudança com relação a esse comportamento da mãe? Comente: 

13) Por que razão Maria não queria deixar a filha se vestir com a fantasia que elazinha tanto queria? O que pensa com relação a isso? 

14) Que mensagem o curta lhe transmitiu? Comente: 

2 comentários:

  1. Muito legal!!! Tema perfeito! Perguntas muito bem elaboradas!! Parabéns! Sempre arrasando!!! Amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visitinha sempre carinhosa, apesar da correria diária, amiga linda. Beijocas.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!