segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Saudades do Ensino Fundamental...

Já perdi a conta de quantos anos não trabalho mais com o Fundamental! Confesso que às vezes sinto falta! A garotada era inquieta, elétrica, mas como a energia era boa! Aí hoje fiz uma atividade bem simples, voltada para esse segmento, para quem ainda com ele trabalha! Espero que seja útil! 

Conversa fiada



Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago. Era uma vez um menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago.

Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão. O velho usou mais precisão e menos força. Quando apareceram os respectivos peixes, porém, que decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo! O velho disse para o menino:

-- Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco de vida que lhe resta.

O menino respondeu:

-- E o que você vai fazer com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais um pouco! 

O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago. Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora. 

(Diléa Frate)

01) As personagens foram apresentadas logo no primeiro parágrafo. O que eles tinham em comum? O que tinham de diferente? 

02) Ao sentir o peixe morder a isca, por que o menino puxou com força e precisão e o velho usou mais precisão e menos força? 

03) Por que o velho pediu mais vida para o peixe velho? E por que o menino pediu mais vida para o peixe novo? 

04) Para você, quem tem mais direito à vida: os novos ou os velhos? Explique seu ponto de vista:

05) Na sua opinião, quem pesca contribui com o extermínio dos peixes? Justifique sua resposta:

06) Sobre o que você acha que os dois tanto conversavam? Comente: 

07) Por que o texto traz dois "era uma vez"? Qual o objetivo da autora ao recorrer a isso? 

08) Que mensagem o texto lhe transmitiu?

09) Diga a que classe gramatical cada palavra destacada pertence: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!