terça-feira, 6 de setembro de 2016

Atividade sobre a música "Paciência" - Lenine


Paciência

Mesmo quando tudo pede 
um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede 
Um pouco mais de alma
A vida não para...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso, faço hora,
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo 
espera a cura do mal
E a loucura finge
que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando 
cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
O mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo 
que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara...
Tão rara...

(Lenine e Dudu Falcão)


01) De acordo com a música, é correto afirmar que:

(a) o autor não está preocupado com a vida, vive do seu jeito.
(b) o autor deixa transparecer que não devemos ser escravos do tempo. 
(c) o autor rejeita a ideia de parar porque a vida não para.
(d) o autor acha que devemos evitar com antecedência as situações que nos causam inquietude. 

02) O autor da música descreve a importância da “Paciência” e essa valorização evidencia-se corretamente pela:

(a) oposição entre a loucura e a pressa do mundo.
(b) descrição dos fatos da vida como a cura do mal, a velocidade do mundo e a loucura fingida.
(c) comparação entre a vida que é tão rara e a loucura que é normal. 
(d) correlação entre a pressa do mundo e o valor da vida.

03) No contexto, a expressão “vou na valsa” (linha 09) significa:

(a) dançar conforme a música. 
(b) levar a vida suavemente. 
(c) saber esperar o momento certo.
(d) correr contra o tempo.

04) Nos versos "Mesmo quando tudo perde" (primeira estrofe), "Até quando o corpo pede" (primeira estrofe) e "Enquanto o tempo acelera" (segunda estrofe), os elementos de coesão destacados expressam, respectivamente, ideias de:

(a) tempo, tempo, concessão
(b) concessão, concessão, tempo
(c) concessão, tempo, adversidade
(d) adversidade, proporcionalidade, concessão
(e) tempo, proporcionalidade, concessão 

05) Copie do texto um exemplo de ANTÍTESE, explicando:

06) Que função da linguagem predomina no texto em questão? Justifique sua resposta: 

07) Você acha que o mundo precisa mesmo de um pouco mais de paciência? Por quê? Você se considera uma pessoa paciente? 

08) Que mensagem a canção lhe transmitiu? Comente:

09) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra destacada no texto: 

4 comentários:

  1. Gosto muito de trabalhar com músicas, os alunos interagem muito mais. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro levar música, porque sempre empolga, né? Beijos e compartilho sempre que dá! Adoro! Ainda mais quando tem feedbak carinhoso que nem o seu! Porque tem um povo mal educado que dói... he he he

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!