domingo, 11 de setembro de 2016

Música "Beatriz" (Chico Buarque de Holanda)


Beatriz

Olha
Será que ela é moça?
Será que ela é triste?
Será que é o contrário?
Será que é pintura?

O rosto da atriz
Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida?

Olha
Será que ela é de louça?
Será que é de éter?
Será que é loucura?
Será que é cenário?

A casa da atriz
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida?

Sim, me leva para sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Ai, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz.

Olha
Será que é uma estrela?
Será que é mentira?
Será que é comédia?
Será que é divina?
A vida da atriz
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se um arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida?

(Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo)

01) Que expressões, além de se referirem à essência da amada (o que ela é), indicam também dificuldades que impediriam o eu lírico de alcançar o seu amor? 

02) Podemos dizer que a mulher é inatingível? Explique sua resposta:

03) Que palavras ou expressões se referem a lugares inatingíveis possivelmente frequentados pela amada ou imaginados pelo eu lírico? Qual a importância delas para o contexto? 

04) A amada, em alguns momentos, torna-se mais humana, isto é, mais próxima de um ser humano comum. Comprove com algumas palavras ou expressões do texto:

05) Que palavras ou expressões se referem a lugares reais frequentados por essa mulher? 

06) Qual o objetivo das palavras repetidas no começo de alguns versos?

07) Copie do texto três pares de rima:

08) Para o eu lírico da canção, o pedido de bis feito pelos pagantes à sua amada transforma-se em uma oportunidade. Que oportunidade é essa? Explique sua resposta:

09) Que mensagem o texto lhe transmitiu?

10) Como uma pessoa poderia ensinar a outra a "não andar com os pés no chão"? O que significa essa expressão? Quais as vantagens e desvantagens de se andar assim?

11) Classifique morfologicamente as palavras destacadas na canção:

4 comentários:

  1. Muito show!!! Criatividade cada vez mais em alta!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga, por vir aqui sempre que pode e ainda, de brinde, me encher de ânimo, carinho e otimismo. Adoro! Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Lamento, mas não é a proposta do blog fornecer respostas, até porque ele é voltado para professores, que sabem (ou deveriam saber) todas as respostas!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!