quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Menores de 18 anos deveriam ser condenados por crimes?


Texto 01: SIIIIM

Sim porque sim! Onde já se viu uma pessoa de 16 anos, por exemplo, poder decidir o futuro de um páis através do voto e não responder pelos seus próprios atos? Nós, adolescentes, já decidimos tanta coisa importante: em que colégio estudar, que carreira seguir após o Ensino Médio... 

É bem verdade que há muitos menores de 18 anos que não mandam no seu próprio nariz, mas isso não deve servir como desculpa para fugir da responsabilidade de responder pelo que fazem. Em algumas situações, há adultos que até mandam os menores cometer assassinatos porque sabem que eles não serão condenados. 

Na minha opinião, para que exista verdadeiramente a justiça, menores devem ser condenados se cometerem crimes de qualquer tipo. Pois só assim, nem que seja aos poucos, vamos conseguir um mundo mais justo. Sem querer comparar, mas já comparando, na Inglaterra e nos Estados Unidos essa medida já está em prática. É hora de outros países se ligarem! Por que é que nós também não começamos a pensar nisso a partir de agora?

(Laise Rodrigues Tombesi)


Texto 02: NÃÃÃO

Eu acredito em um Brasil melhor, sem violência. Por isso, acho que condenar gera apenas revolta e aumenta os atos de agressão. Por outro lado, o número de infrações cometidas por menores é tão grande que a sociedade está alarmada, O que fazer? Minha sugestão é: que tal investir numa infância e adolescência saudáveis para esses jovens brasileiros?

Se essa for mesmo a solução, acho que é um dever da sociedade se mobilizar para ajudar os menores infratores. Muitas vezes, eles são vitimas da fome, da miséria e da exploração por parte dos próprios pais. 

É preciso fazer alguma coisa para diminuir a evasão escolar, acabar com o trabalho infantil. Afinal, quem foi que disse primeiro que a criança é o futuro do Brasil? Foram tantos, né mesmo? Já virou até frase feita, mas expressa a pura verdade. 

E sobre aqueles jovens que já cometeram crimes, acredito que eles devem ser orientados, receber atenção, carinho e aprender alguns valores que lhes foram negados. Trazer de volta a adolescência a esses jovens poderia ser a solução, pois muitos de nós só damos valor a ela quando a perdemos. 

(Hilda Maria Gaseling Araújo)

01) Posicione-se sobre a afirmação abaixo, concordando ou não com ela e, claro, sempre argumentando, de uma forma ou de outra!


02) Elabore um texto dissertativo-argumentativo, usando a norma culta padrão, se situando entre 25 a 30 linhas, sobre o tema em questão! 

2 comentários:

  1. Nossa! Amo o seu Blog. Sou professora de Artes e trabalho com ensino fundamental e médio e o seu Blog serve de apoio para minhas aulas. Sou sua fã. Meu e-mail elohrbarb@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que você goste daqui do blog e que ele seja útil para você, mesmo não sendo da minha área (Língua Portuguesa)! Um abração e volte sempre!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!