sábado, 17 de setembro de 2016

Filme: "Zootopia - Essa cidade é o bicho" (1 h 48 min)


Sinopse: Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

01) De que parte você mais gostou do filme? Por quê? 

02) E de que parte você menos gostou? Por quê?

03) Você concorda com o patrão da Judy, quando ele fala que "A vida real não é um desenho animado..."? Justifique sua resposta:

04) Você concorda com a afirmação de Nick, que "Em Zootopia você pode ser o que você quiser"? Por quê? 

05) O que Judy faz para convencer a raposa Nick a ajudá-la a desvendar o sumiço do Senhor Lontrosa? 

06) Qual o grande sonho de Judy? Ela consegue realizá-lo? Como? 

07) E qual o seu grande sonho? O que tem feito para realizá-lo? 

08) Por que são todos preguiças trabalhando no setor burocrático? Que crítica está embutida nisso? 

09) De quem era a limusine que levou a lontra desaparecida? 

10) Por que Judy e Nick foram poupados de serem mortos? O que isso revela? 

11) Você concorda com as generalizaçõe, do tipo que "raposas são animais falsos" e "coelhos são frágeis", por exemplo? Por quê? 

12) Qual era o sonho da raposa Nick, aos oito anos de idade? Por que ele desistiu disso e o que ele então se prometeu? 

13) Qual a importância dos sonhos na vida das pessoas, de um modo geral? Não realizá-los pode causar algum tipo de "estrago" na vida delas? Comente:

14) O que você achou do apelido dado pelo leão à ovelha de "Meu suéter"?  E o dado pela raposa à Judy, de "Cenourinha"? Há alguma diferença entre eles? Explique: 

15) Você concorda com a afirmação da gazela de que "não podemos deixar que o medo nos divida"? Por quê? 

16) Por que Judy foi vender cenouras, com os seus pais? O que ela acabou descobrindo lá? Como? 

17) O comportamento da ex-prefeita Bellwether no final do filme surpreendeu você? Que manchete falsa ela pensou em seu plano? Ele deu certo? Por quê? 

18) Afinal, qual era a participação do Leãonardo no plano? 

19) Os animais infectados poderão voltar ao normal? Como? 

20) O que a encenação da Judy no final teve a ver com o começo? Ela teria sucesso como atriz? Comente:

21) Podemos dizer que Judy conseguiu realizar a missão dada a ela, que era de encontrar o Senhor Lontrosa? Ou podemos afirmar que ela foi além? Justifique sua resposta: 

22) O que o filme pôde nos ensinar com relação aos estereótipos que acabam nos atropelando diariamente? Explique: 

23) O que "Zootopia", na verdade, representa? Há possibilidade de vivermos em um lugar assim? Como podemos trazer essa cidade para cá? 

24) Reflita sobre a seguinte passagem do final do filme e tente parafraseá-la, tentando explicar principalmente a parte em destaque e sua importância para o contexto: 

"Quando eu era pequena, eu pensava que Zootopia era um lugar perfeito, onde todos se davam bem e onde você podia ser o que quisesse, só que a vida real é um pouquinho mais complicada que uma frase de para-choque. A vida real é difícil. Todos temos limitações e todos cometemos erros. Então... Ei, olhe o copo meio cheio! Nós todos temos muito em comum e quanto mais tentarmos entender uns aos outros, mais diferenciados cada um de nós será! Mas temos que tentar. Não importa que tipo de animal você é; seja um forte elefante, ou uma raposa fraca. Tentem, tentem fazer o mundo um lugar melhor. Olhe pra dentro de si e percebam que as mudanças começa em vocês, em mim, começa em todos nós."

25) Explique a simbologia do título do filme, aproveitando para mencionar se há alguma ambiguidade nele (se sim, qual?): 

26) Que mensagem o filme lhe transmitiu? Comente: 



(Obrigadão à querida amiga Nívea Marinho pelas sugestões ma-ra-vi-lho-sas de questões!)

4 comentários:

  1. Ficaram ótimas as questões! Minha contribuição foi mínima! Seu talento em formular atividades é incrível!
    Beijos,
    Nívea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mínima nada... foi de suma importância e eu ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei!!! Precisamos fazer isso mais vezes, usando os filmes das nossas crias como mero pretexto!!! :-)

      Um beijo enorme, querida! Bom demais vê-la por aqui!!! E viva a Zootopia!!!

      Excluir
  2. Obrigado, um dos meus filmes favoritos é Zootopia, a história é realmente incrível e dá-nos uma lição: "Você pode ser o que quiser", Judy Hopps nos ensina a lutar para alcançar esse sonho que você tem com todo o meu coração. Além disso, ele tem muitos valores para ensinar, coragem, coragem, confiança, amizade, etc. É um filme não só para as crianças, porque tudo o que podemos aprender com o que ela nos ensina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valéria! Tudo bem?
      Eu e meu filho também gostamos muuuuuuito desse filme, e como ele é rico, né? Dá pra gente explorar um monte de coisas... de assuntos... Uma delícia! E concordo com você que ele não é só pra criança...
      Volte sempre! Um abraço!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!