domingo, 4 de setembro de 2016

Explorando a redação...

O texto abaixo foi redigido por um estudante para o exame de vestibular de uma universidade mineira, cujo tema proposto era a VIOLÊNCIA SOCIAL. Reflita sobre o texto e resolva as questões subsequentes: 

A sociedade em desarmonia

A cada dia que passa a violência social aumenta. A sociedade não consegue viver em harmonia. 

O que acontece com as pessoas, é que elas não conseguem chegar a um resultado comum. A agressão, tanto física, como moral é mais uma rotina de nossos dias. As constantes guerras, são imagens de total falta de conscientização com a vida do próximo. 

A desarmonia entre os povos acarretará consequências trágicas, sem qualquer benefício. As pessoas são egoístas só pensam em si mesmas, não se preocupam com seu semelhante. No mundo de hoje há poucas pessoas que lutam por dias melhores. 

Sendo assim, a tendência é o aumento da violência com resultados irreparáveis. As pessoas se afastam umas das outras a cada momento. Vivem assim em plena desarmonia. 

(Autor desconhecido)

01) No primeiro parágrafo, o autor do texto faz duas afirmações: a violência social aumenta, e a sociedade vive em desarmonia. 

a) Em qual dos parágrafos é desenvolvida a primeira afirmação? 

b) Na frase "O que acontece com as pessoas, é que elas não conseguem chegar a um resultado comum", a que tipo de resultado se refere a expressão "resultado comum"? 

c) O autor, nesse desenvolvimento, apresenta as razões do aumento da violência social? Justifique: 

02) Observe o terceiro parágrafo:

a) São apresentadas as razões da desarmonia entre as pessoas?

b) Há esclarecimento sobre quais são as consequências provocadas pela desarmonia entre os povos? 

c) Identifique, nesse parágrafo, uma frase constituída por três orações que informam a mesma coisa: 

03) Compare as ideias da conclusão do texto -- o último parágrafo -- às ideias dos demais parágrafos. Existem diferenças substanciais? Justifique sua resposta:

04) Considerando que todo leitor lê o texto a fim de buscar novas informações, qual a reação do leitor comum diante de um texto como esse? 

05) Que nota você daria a esse texto? Por quê? 

06) Reescreva o texto, fazendo as devidas alterações no que achar problemático: 

07) Baseando-se nas questões acima, podemos afirmar que um texto bem feito precisa ter coesão, coerência, informações novas, linguagem abrangente ao leitor e sequência de fatos. Redija um texto com todas essas características, aproveitando os dois parágrafos seguintes, que são parte de uma redação de um aluno do oitavo ano. Pode corrigir o que perceber de inadequado neles. E não se esqueça de dar um titulo à sua produção! 

___________________________________________________________


Nas favelas das grandes cidades os miseráveis lutam para sobreviver. Lutam contra doenças infecciosas que lá predominam por consequência da falta de saneamento básico. 

Essa população não tem a sua disposição também uma rede de ensino adequada. O número de vagas não comporta as necessidades da população e a qualidade de ensino não prepara profissionais para o mercado de trabalho. 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!