segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Um dia musical...



Para exercitar a questão da Coesão e da Coerência, eu amoooooooooooooooooooo trabalhar com uma atividade que eu mesma inventei e, acredite, funciona! Sem falar que os alunos amam! Costumo chamar de "um dia musical", já que na aula só rola música, uma atrás da outra. Quer saber como funciona?!?

Você escolhe umas dez, onze ou doze músicas, variando entre conhecidas, desconhecidas, diversificando ao máximo. No ano retrasado, por exemplo, eu selecionei as seguintes, que recomendo:

01) Boa sorte (Vanessa da Mata);
02) Contra o tempo (Vander Lee);
03) Minha alma (O Rappa);
04) Diga sim pra mim (Isabela Tavianni);
05) Pra ser sincero (Carlinhos Brown e Marisa Monte);
06) Andréa Dória (Legião Urbana);
07) Ruas de outono (Ana carolina);
08) Deixo (Ivete Sangalo);
09) Românticos (Vander Lee);
10) Me odeie (Charles Brown Jr.);
11) Digitais (Isabela Tavianni).

Depois de deixar rolar todas as músicas, e cantarmos as conhecidas, vem a proposta de produção textual: em dupla, terá de pegar um verso de cada música, seguindo a ordem de apresentação de cada uma delas, e fazer uma "costura" entre todos eles, de modo que tenha sentido e crie uma nova música, um novo texto, ai qual você terá de dar um novo título, uma nova cara! 

Os alunos morrem de medo, porque, num primeiro momento, a proposta realmente assusta, mas depois tiram de letra. E saem coisas beeeeem interessantes! Tente e depois me diga o que achou da experiência, tá? Beijinhos... 

2 comentários:

  1. Super interessante essa atividade. Quantas aulas você usa: 01 aula dupla de 50 min. cada? Você leva xerox das letras para cada aluno? Reproduz as músicas durante a aula toda?

    Já falei que sou sua fã? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! E que bom saber que vc vem aqui acompanhar as novidades, quase sempre diárias! Bom ter uma "fã" assim! kkkkkkkkkkkkk

      Eu uso dois tempos de aula e aqui são 50 minutos cada sim... e levo tudo xerocado, na ordem em que vou apresentar cada música aos alunos... e assim também gravo o CD, pra facilitar. Vai direto. E só passo uma vez, pra gente ler e cantar junto! Muito legal!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!