sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Trabalhando com o curta "Dona Caroba"


Pretendo passar este vídeo para os meus alunos, para discutirmos sobre uma prática feíssima, mas infelizmente super comum nesta época: COMPRA DE VOTOS! 

Ainda não sei como trabalhei com esse curta, mas logo logo pensarei em alguma coisa. Porém, deixo-o aqui para perguntar se alguém com ele já trabalhou e de que maneira. Queria ideias, sugestões, relatos... Caso alguém ainda não o tenha assistido, mas fez isso aqui, agora, e queria trocar figurinhas também... Agradeço! 

4 comentários:

  1. Boa noite , Andreia ! Sou professora de Português da rede estadual e gosto muito do seu blog , pois assim como você , trabalho a língua portuguesa como instrumento de transformação social , dinâmica , contextualizada e criativa . Assisti ao vídeo e gostei muito . Vou levá-lo para as minhas turmas e estava pensando em trabalhar , primeiramente , o tipo textual "narrativa" e seus elementos constituintes . Pode-se abordar também a figura de linguagem denominada antítese , no trecho em que aparece o "anjo da informação " e o "diabo", atentando para as palavras escritas na capa deste ( racismo , machismo etc ) . Juntamente com o professor de história , vocês podem fazer vários questionamentos sobre o "voto de cabresto " , que é o que motiva a história , e finalmente , reparei que os personagens falavam com rimas , como se estivessem "duelando " , característica essa da Literatura de Cordel , que você pode fazer um trabalho de pesquisa sobre a mesma , e como culminância , os alunos podem produzir textos do Cordel sobre o tema do vídeo , e com o auxílio do professor de Artes, confeccionarem os livrinhos e colocá-los em exposição na escola .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Ana Paula! Fico feliz que você goste do meu blog e fiquei feliz ao saber que aproveita algumas atividades com seus alunos! Isso que me faz continuar, atualizar, apesar da correria, diária!

      O vídeo é mesmo muito interessante, ainda mais nesta época, né? Sempre bom a gente tentar abrir os olhos dessa moçada...

      Simplesmente ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei todas as suas sugestões para trabalhar com o vídeo em questão. Vou experimentar, certamente, e depois volto aqui pra contar o que rolou. Você também, tá? Por favor...

      O difícil, ainda mais nesta época louca de reposição, é conseguir administrar as tais parcerias com outras disciplinas, mas vou tentar! Muito obrigada! Volte sempre! Beijos!

      Excluir
  2. O curta é uma adaptação do texto teatral "Auto da Dona Caroba " . Você poderia passar o vídeo , depois levaria o texto para a sala de aula , e além de trabalhar as questões supracitadas , abordar o Gênero Dramático e suas características . Os alunos poderiam ,também ,na culminância , encenar o texto . Ficaria muito legal !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ficaria muito legal, só não sei se, com essa correria toda, conseguirei, para este ano, mas se não conseguir certamente a ideia ficará guardada com carinho para o próximo ano. Obrigada mesmo!

      Este ano ainda pretendo trabalhar o conto do João do Rio: "O homem da cabeça de papelão". Você conhece?

      Vc já faz parte do meu grupo de trocas de material no Facebook, que tem o mesmo nome daqui do blog?!? Se ainda não e se quiser, é só me falar, tá? Adiciono. E vamos trocar bastante...

      Mil Beijos.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!