sábado, 13 de agosto de 2016

Servidora sobe em árvore para impedir corte



Uma demonstração de "amor à natureza" impediu ontem o corte de uma árvore na Rua Tuapé, na Penha, zona Leste de São Paulo. Ao meio-dia, ao deparar-se com operários da Prefeitura preparando o corte, a funcionária pública Lucimar Ferreira de Jesus, de 38 anos, chocada, subiu na árvore -- uma tipuana -- e ficou lá, por mais de uma hora, apoiada em galhos, a cinco metros do chão. Só desceu depois que os operários se retiraram. 

Lucimar mora a cerca de 30 metros do local, na Rua Evangelista de Souza. O protesto atraiu cerca de cem pessoas e mobilizou bombeiros e, pelo menos, dez policiais militares. "Eu fiz o que achei certo", disse Lucimar. Ela diz que gosta da árvore e das maritacas e periquitos que pousam ali. 

A Prefeitura informou que, em virtude do protesto, a árvore de 12 metros de altura será retirada do local em outro dia a ser definido. Trata-se de uma remoção para o Parque Tiquatira. Isso é necessário, segundo informações da Prefeitura, porque a árvore está afetando a estrutura de uma casa e corre o risco de cair. 

(Carlos Araújo - O Estado de São Paulo - 06/08/2002)

01) As notícias em geral relatam acontecimentos recentes, fatos novos, que despertam o interesse do público. Em que veículos são transmitidas as notícias?

02) Uma notícia geralmente compõe-se de duas partes: lead (que consiste normalmente no primeiro parágrafo e é a parte que apresenta um resumo de poucas linhas) e corpo. Identifique no lead as seguintes informações: 

a) Qual o fato principal?

b) Quais as pessoas envolvidas?

c) Quando ocorreu o fato?

d) Qual o lugar onde aconteceu o fato?

e) Como aconteceu o fato?

f) Por que o fato aconteceu?

03) O corpo da notícia é a parte que amplia o lead, acrescentando novas informações. Na notícia em estudo, que parágrafos constituem o corpo

04) Ao relatar um fato, o jornalista pode proceder de duas formas: de modo impessoal e objetivo, isto é, sem se envolver com o fato e sem dar sua opinião; ou de modo pessoal e subjetivo, isto é, envolvendo-se com o fato e emitindo sua opinião. De que modo a notícia em estudo foi relatada? Justifique sua resposta:

05) A linguagem jornalística caracteriza-se também por apresentar clareza, objetividade e precisão. Que variedade linguística é adotada na notícia?

06) Observe o título da notícia. Ele anuncia o assunto que será desenvolvido na notícia? Você acha que esse título é objetivo (impessoal) ou subjetivo (pessoal)? Justifique sua resposta:

07) Crie um desenho para acompanhar essa notícia, usando o  máximo a sua criatividade:

08) Você acha que a servidora agiu bem? Por quê? O que você faria no lugar dela?

09) Por que querem cortar a árvore? Você acha o motivo justo? Explique:

10) Com a atitude da Lucimar você acha que o problema foi solucionado? Comprove com uma passagem do texto: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!