terça-feira, 2 de agosto de 2016

"Prima Julieta", de Murilo Mendes

Prima Julieta

Prima Julieta, jovem viúva, aparecia de vez em quando na casa de meus pais ou na de minhas tias. O marido, que lhe deixara uma fortuna substancial, pertencia ao ramo rico da família Monteiro de Barros. Nós éramos do ramo pobre. Prima Julieta possuía uma casa no Rio e outra em Juiz de Fora. Morava em companhia de uma filha adotiva. E já fora três vezes à Europa. 

Prima Julieta irradiava um fascínio singular. Era a feminilidade em pessoa. Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino, teria ela uns trinta ou trinta e dois anos de idade. 

Apenas pelo seu andar percebia-se que era uma deusa, diz Virgílio de outra mulher. Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás, remando os belos braços brancos. A cabeleira loura incluía reflexos metálicos. Ancas poderosas. Os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca e ácida, em dois planos; voz de pessoa da alta sociedade. Uma vez descobri admirado sua nuca, que naquele tempo chamavam de cangote, nome expressivo: pressupõe jugo e domínio. No caso somos nós, homens, a sofrer a canga. Descobri por intuição a beleza do cangote e do pescoço feminino, não querendo com isto dizer que subestimava outras regiões do universo. 

(Murilo Mendes)

01) Leia atentamente cada um dos parágrafos do texto. Qual o núcleo temático de cada um deles?

02) Qual a atitude do autor diante da pessoa descrita?

03) Qual a impressão geral que a descrição cria? 

04) As principais características de Prima Julieta implicam em movimento? Explique:

05) Como você interpreta a observação final do autor?

06) O retrato de Prima Julieta é físico ou psicológico? Explique:

07) Copie do texto dois substantivos próprios, justificando sua resposta: 

08) Coloque a sua imaginação para funcionar e tente, explorando cada detalhe do texto, desenhar a Prima Julieta:

09) Escolha uma pessoa famosa que você considera particularmente atraente e descreva-a, tomando o cuidado de formar um quadro físico e psicológico a um só tempo: 

10) Agora selecione uma pessoa famosa que represente o oposto, observado os mesmos critérios: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!