domingo, 21 de agosto de 2016

Atividade sobre o livro "A Droga da Obediência"

Confesso que, às vezes, sinto muita falta de dar aula para o Ensino Fundamental. Tive experiências maravilhosas e bem ricas, sem falar que foi onde tudo começou. Sempre gostei muito de trabalhar com os livros paradidáticos, e, naquela época, os alunos realmente liam, sem tentar apelar pro famoso "copie e cole" do Google! 

Hoje então compartilho uma atividade super simples em cima do livro "A Droga da Obediência", do queridíssimo Pedro Bandeira. Espero que gostem! Comentem! 


01) O que fazia do Elite um colégio muito especial? Quem eram os Karas? Como eles se identificavam entre si?

02) Qual a trama central da história contada neste livro do Pedro Bandeira?

03) Qual foi o motivo da reunião de emergência dos Karas?

04) Quando Miguel foi raptado, ficou sabendo dos planos do Doutor QI. Que planos eram esses?

05) Assistindo ao debate na televisão sobre a "Droga da Obediência", Miguel entende que "a guerra ainda estava longe, muito longe de terminar". Por quê? 

06) Por que Miguel, ao analisar seu próprio comportamento, acabou reconhecendo que não era o líder que maginava ser?

07) No início, Chumbinho impõe sua presença aos Karas, que pretendem despistá-lo após a resolução do caso. Entretanto, ele acaba conquistando seu lugar entre o grupo. Como ele consegue esse feito?

08) O autor "erra" de propósito a grafia do nome de duas personagens. Quais são elas? Por que o autor cometeu esse "erro"? 

09) Explique o título do livro, aproveitando para sugerir outro:

10) O que você achou do livro abordado? Comente: 

11) De que parte do livro você mais gostou? Por quê? 

12) De que parte do livro você menos gostou? Justifique sua resposta:

13) Que mensagem ele lhe transmitiu?

14) Que pergunta você gostaria de fazer ao autor deste livro? 

8 comentários:

  1. Cara professora, tenho receio de que um material tão bom e rico desse, termine em lástima em minhas turmas, pois conforme você mesmo disse: "geração do copie e cole", espera por uma prova com questões de múltipla escolha...rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo correndo o risco de terminar em lástima, vale a pena a gente insistir... Sempre existem as salvadoras exceções, que ainda leem e se recusam a precisar do "copie e cole".

      Não trabalho com provas objetivas em se tratando de leitura e análise de livros... Desculpe! Entre contar com um previsto "copie e cole" e com a sorte, ainda prefiro arriscar com relação ao primeiro! kkkkkkkkkkkkkk

      Um abraço!

      Excluir
    2. Concordo plenamente com você, tanto que resolvi arriscar...kkk

      Excluir
    3. Que legal! Depois, se puder, volte aqui para me contar como foi, tá? Boa sorte aí! Um abraço!

      Excluir
  2. Professora, você pode me passar o gabarito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é proposta do blog trabalhar com gabaritos, até porque ele é voltado para professores e não para alunos... e professor que se preze sabe as respostas! Um abraço.

      Excluir
    2. Onde está dizendo "proibido entrada de estudantes"?

      Excluir
  3. Não é que seja, de forma alguma, proibido, mas é uma questão de bom senso... Se o aluno entra aqui com o intuito de se dar bem e conseguir gabarito, coitado, vai se desiludir... assim como professor também! Sou radicalmente contra o "copie e cole", tão prejudicial, sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!