terça-feira, 19 de julho de 2016

Trabalhando com a DESCRIÇÃO...

Retrato de Lobato

Estatura mediana. Compleição de tronco pouco desenvolvida, peito chato. Ombros quase horizontais. Moreno, cor de hindu ou de sírio. Testa de altura comum, com sobrancelhas negras, cerradas, largas e inteiramente juntadas e confundidas na região da origem do nariz, de sorte a constituírem uma única faixa escura, como se fossem dois circunflexos ligados. Cabelo grisalho, penteado todo para cima, sem risca, a lhe cair, às vezes, de lado sobre a testa. 

Olhos pretos, brilhantes, embora seja olhar um tanto meigo e bondoso – olhar “mortero”... como diz o nosso caboclo. Olheiras mais escuras, de vinco pronunciadas, e malares um tanto salientes. Rosto curto. Nariz igualmente curto, afilado em cima, levemente nodulado em curva e alteado na ponta. Narinas bem modeladas, de vinco fundo e abertura ampla e arredondada. Das asas do nariz descem dois sulcos abaixo das comissuras da boca, das quais passam ao lado, como dois parênteses. 

Boca bem feita, enérgica. Lábio superior fino e o inferior muito bem recortado. Bigode triangular, raspado sobre os cantos da boca. Queixo entre reto e arredondado.

O andar é cadenciado num movimento ântero-posterior das espáduas. Na rua vai andando sem olhar os lados, e ou olha para a frente ou olha para o chão, o que é mais comum, e sempre com aquele ar de constante e permanente meditação. 

O todo de sua fisionomia exprime, a um tempo, energia, franqueza, lealdade... e uma extrema bondade. Seu olhar é firme e franco. Lobato não é feio nem bonito, mas transborda simpatia. É simpaticíssimo. Não há quem não sinta, logo ao conhecê-lo, um forte desejo de tornar-se seu amigo, de conversá-lo com assiduidade e fazer-se íntimo.

(Alberto Conte)

01) Justifique o título do texto:

02) Sublinhe, no texto, o trecho que nos informa que as caractetísticas apresentadas são de Lobato na fase adulta:

03) Releia o último parágrafo. Como o autor avalia Monteiro Lobato em relação à beleza?

04) Circule, no texto, todos os adjetivos que encontrar: 

05) Baseando-se na descrição lida, tente criar um retrato falado da personagem ou então uma caricatura bem legal:

06) Agora olhe atentamente a fotografia abaixo, de Monteiro Lobato aos 13 anos, e elabore um texto semelhante ao que leu, destacando as características observadas: 


6 comentários:

  1. Impressionada com sua criatividade!
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosa! Volte sempre que puder e quiser! Será bem-vinda!

      Excluir
  2. Nessa foto Lobato não tinha ainda as sobrancelhas de taturana?kkkkkkkk
    Brincadeiras à parte, lindo texto Dequinha! Há trechos objetivos e outros subjetivos.
    Os alunos poderiam também criar um texto satírico ou uma caricatura sobre o Lobato, a partir da leitura dessa descrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Zizi, ainda não, mas já dava uma certa sinalização, né? Repare! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Obrigada por sempre vir aqui e me animar! Vc é show! E, de quebra, ainda me dá ótimas sugestões, que sempre acrescento às atividades! Valeu! Beijos!

      Excluir
  3. A descrição muito bem trabalhada, e as questões à altura, tudo muito bem construido! Dá um belo resultado!! Amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que você tenha gostado, amiga querida! Um beijo enorme e amo seus recadinhos aqui deixados!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!