terça-feira, 26 de julho de 2016

Porque o TROVADORISMO também pode ser legal...

Mãos de afeto

Preparei minhas mãos de afeto
Pra esse rapaz encantado
Pra esse rapaz namorado
O mais belo capataz de todos os cafezais
O mais belo vaqueirode todos os cerrados.

Eu tinha um ombro de algodão
Pra ajeitar seu sono
Eu tinha uma água morna
Pra lavar o seu suor
E o meu corpo uma fogueira
Pra esquentar seu frio
E minha barriga livre
Pra gerar seu filho.

Preparei minhas mãos de afeto
Pra esse rapaz encantado
Pra esse rapaz namorado
Que partiu pra nunca mais 
Traído nos cafezais
E os seus olhos roubaram o verde dos cerrados
E os meus olhos lavaram todos os meus pecados.

(Ivan Lins)

01) Retire do texto trechos ou dados que denunciam a época a que ele pertence:

02) A mulher se encontra só, sem a pessoa amada. Por quê?

03) Como nos é apresentada essa mulher? 

04) Por que podemos afirmar que tal canção lembra o Trovadorismo? 

05) Copie do texto uma ou mais passagens que revelam a chamada "vassalagem amorosa":

06) Que mensagem o texto lhe transmitiu? 

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!