sábado, 30 de julho de 2016

Para refletirmos um pouquinho...

Texto 01:

O Analfabeto Político

O pior anlfabeto 
é o analfabeto político. 
Ele não ouve, não fala, 
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo da vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha, 
 do aluguel, do sapato e do remédio 
dependem das decisões políticas. 

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha 
e estufa o peito dizendo 
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, 
da sua ignorância política,
nasce a prostituta, o menor abandonado
e o pior de todos os bandidos:
o político vigarista, 
pilantra, corrupto e lacaio
das empresas nacionais e multinacionais. 

(Bertold Brecht)

Texto 02:

Intertexto

Primeiro levaram os negros
mas não me importei com isso
Eu não era negro. 

Em seguida, levaram alguns operários
mas não me importei com isso
Eu também não era operário. 

Depois prenderam os miseráveis
mas não me importei com isso 
Porque eu não sou miserável.

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei. 

Agora estão me levando 
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo. 

(Bertold Brecht)


01) Além do autor, o que os dois textos têm em comum? Comente: 

02) Por que tudo depende de política? Justifique sua resposta:

03) O que seria um analfabeto político? Temos muitos deles por aí? 

04) Você se considera um analfabeto político? Por quê? 

05) Por que tudo de ruim é, de certa forma, causado pelo analfabeto político? 

06) O que é denunciado no segundo texto? Posicione-se com relação a isso: 

07) Você concorda que já é tarde, depois de tanta omissão? Por quê? 

08) Que mensagem os dois textos lhe transmitiram? 

09) Com qual você se identificou mais? Por quê? 

10) Qual é a solução para os problemas centrais presentes em cada texto? Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!