segunda-feira, 25 de julho de 2016

Para refletir e debater...



"Eu ensinei a todos eles. Lecionei no ginásio durante dez anos. No decorrer desse tempo, dei tarefas a, entre outros, um assassino, um evangelista, um pugilista, um ladrão e um imbecil.
O assassino era um menino tranquilo que se sentava no banco da frente e me olhava com seus olhos azuis-claros; o evangelista era o menino mais popular da escola, liderava as brincadeiras dos jovens; o pugilista ficava perto da janela e, de vez em quando, soltava uma risada rouca que espantava até os gerânios; o ladrão era um jovem alegre com uma canção nos lábios; e o imbecil, um animalzinho de olhos mansos, que procurava as sombras.
O assassino espera a morte na penitenciária do Estado; o evangelista já um ano jaz sepultado no cemitério da aldeia; o pugilista perdeu um olho numa briga em Hong Kong; o ladrão, se ficar na ponta dos pés, pode ver minha casa da janela da cadeia municipal; e o pequeno imbecil, de olhos mansos de outrora, bate a cabeça contra a parede acolchoada do asilo estadual.
Todos esses alunos outrora sentaram-se em minha sala, e me olhavam gravemente por cima de mesas marrons. Eu devo ter sido muito útil para esses alunos – ensinei-lhes o plano rítmico do soneto elisabetano, e como diagramar uma sentença complexa".

(PULLIAS, E. V. & YOUNG, J. Apud PILETTI, Claudino. Didática geral. 8. ed. São Paulo, Ática, 1987)

01) Após a leitura do texto, faça uma “tempestade de ideias”:

02) Que tema(s) podemos extrair do texto acima?

03) Num primeiro momento, como se espera que seja o comportamento de cada um dos cinco alunos citados no texto?

04) Esse comportamento se confirmou com a leitura do depoimento do professor? Justifique sua resposta:

05) Analise e comente o desfecho de cada um desses cinco personagens citados pelo autor:

06) Você percebe alguma possível IRONIA presente no texto? Se sim, onde? Qual?

07) Que pistas textuais indicam essa possível ironia? Sublinhe no texto, se possível:

08) O quer seria um “professor útil”? Até que ponto um professor, por mais bem intencionado que seja, pode alterar o destino de seus alunos?

09) Que mensagem o texto lhe transmitiu? Comente:

10) Crie um parágrafo dissertativo-argumentativo sobre um dos temas levantados na questão 01 e 02:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!