domingo, 3 de julho de 2016

Atividade sonbre o filme "Vida de inseto" (96 min)


Sinopse: No mundo dos insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em um certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos. 

01) Flic diz á rainha: “ -- Alteza , falhas acontecem.” Como você vê as falhas dos outros? E as suas próprias falhas?

02) A rainha das formigas diz que deve-se aceitar as coisas como são: “É assim mesmo nosso carma na vida.”

a) Você aceita tudo sem questionar? Por quê?

b) Você resiste às mudanças ou aceita e luta por elas? Por quê?

03) Qual foi significado da pedra no filme?

04) No filme aparece, sempre a palavra esquema. Consulte o dicionário e escreva o significado de:

a) Esquema:
b) Sistema:
c) Sociedade:

05) As formigas, as abelhas são insetos que vivem em colônias, ou seja, tem uma organização social. Explique com suas palavras como se dá esse processo:


06) Geralmente as espécies que vivem em sociedade têm uma hierarquia de poder. Como é esta hierarquia de poder no filme? E no Brasil?


07) Em conseqüência desta hierarquia de poder, existe muita discriminação pessoal, racial, profissional. Cite exemplos disso no filme e na vida real:


08) O puxa-saquismo é uma pratica constante na luta pelo poder: Que cenas do filme demonstram isso?

09) Em nosso dia-a-dia isso acontece? Exemplifique:



10) O autoritarismo dos chefões e ignorância (ausência do saber) ou medo da maioria da população cria a subordinação dos mais fracos perante os mais fortes, facilitando a exploração em todos os aspectos: intelectual, físico, profissional. Que cenas do filme refletem essa realidade.


11) O medo, a covardia reforçam esta subordinação, tornando, muitas vezes, indivíduos em “capachos” fiéis aos chefões que dão ordens arbitrárias que são obedecidas sem questionar: Isso acontece no filme, em que cenas?

12) O que o gafanhoto quis dizer com. “Preciso manter as formigas na linha.”?


13) As formigas são conhecidas como uma colônia onde as regras não podem ser rompidas, tudo segue a tradição e nada pode ser diferente. Ao buscar ajuda para, o problema, Flic quebrou a tradição. Por quê?

14)Você procura por ajuda quando precisa? Por quê?



15) Flic sofre, sofre-se sente fracassado e tenta desistir. Você acha certa a atitude de Flic ou não? Por quê?

16) Você costuma desistir quando a situação que você está enfrentando fica muito difícil? Por quê?



17) O filme mostra a violência como demonstração de força, de poder quando gafanhoto diz “Esmagar a rainha para não esquecer quem é que manda”. Você acha isso certo? Por quê?


18) O gafanhoto diz á formiga que “ idéias podem ser muito perigosas”. Por quê?


19) No formigueiro o trabalho é coletivo e até na hora de derrotar os gafanhotos eles estiveram unidos. Você acredita que a união faz a força? Por quê?

20) Que mensagem este filme deixa para sua vida?

21) Cite quais insetos do filme, apresentam metamorfose completa e incompleta:



22) Como vivem as maiorias dos insetos? No filme a relação entre os diferentes tipos de insetos é igual realmente acontece na natureza? Relate esta relação:


23) Cite dois tipos de insetos que aparecem no filme que podem ser úteis ou prejudiciais aos interesses humanos. Dê dois exemplos para cada um desses casos.

24) Faça um desenho que represente o filme:

25) Fazer uma narração do filme em detalhes, seguindo toda a estrutura de uma boa narração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!