quinta-feira, 28 de julho de 2016

Análise da música "Corsário", do João Bosco...


Corsário

Meu coração tropical 
está coberto de neve, mas
ferve em seu cofre gelado
e a voz vibra e a mão escreve: mar
bendita lâmina grave
que fere a parede e traz
as febres loucas e breves
que mancham o silêncio e o cais.

Roseirais! Nova Granada de Espanha! 
Por você, eu, teu corsário, preso
Vou partir
na geleira azul da solidão
e buscar a mão do mar,
me arrastar até o mar,
procurar o mar.

Mesmo que eu mande em garrafas
mensagens por todo o mar
meu coração tropical 
partirá esse gelo e irá
com as garrafas de náufragos
e as rosas partindo o ar! 
Nova Granada de Espanha
e as rosas partindo o ar! 

(João Bosco)

01) Na canção acima, há uma oposição entre o desejo e o que o contém. Levante expressões que indiquem o anseio em romper com amarras e expressões que indiquem as próprias amarras: 

02) Explique o que são "as garrafas de náufragos" e qual seria a finalidade de mandar uma delas:

03) Que mensagem a canção lhe transmitiu? Comente:

04) Classifique morfologicamente as palavras destacadas no texto: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!