quinta-feira, 7 de julho de 2016

Análise da música "Socorro"

Socorro



Socorro, não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar 
Nem pra rir

Socorro, alguma alma, mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor nem dor 
Já não sinto nada 

Socorro, alguém me dê um coração 
Que esse já não bate nem apanha
Por favor, uma emoção pequena, qualquer coisa 
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva 

Socorro, alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento 
Encruzilhada

Socorro, eu já não sinto nada... 
Socorro, não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar 
Nem pra rir

Socorro, alguma alma, mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor nem dor 
Já não sinto nada...

(Arnaldo Antunes)


01) Retire da canção um exemplo de antítese, justificando:

02) Qual a mensagem mais forte que o texto nos transmite? Explique bem:

03) Faça suposições... Que será que aconteceu para que o eu-lírico se sinta da forma que transmite na canção?

04) Acha que é possível não sentir nada diante do que nos acontece? Comente com clareza:

05) O que o texto basicamente denuncia?

06) Explique o emprego da concessão (oposição) "mesmo que penada", relacionando-a à ideia de compensação.

07) "Socorro, alguma rua que me dê sentido..."
Comente a ambigüidade nesse verso.

08) Transcreva do texto um exemplo de antítese, justificando o seu emprego, o seu valor semântico:

09) Todos os versos iniciam com a mesma palavra. Qual é e informe sua classe gramatical justificando sua importância no contexto da música.

10) "Tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva". No momento, que sentimento mais serviria para você e por quê?

11) Passe os versos abaixo para o pretérito perfeito do modo indicativo, em seguida indique o tipo de sujeito:

"Já não sinto amor nem dor
Já não sinto nada... "


12) Quais os elementos mórficos da palavra: "Encruzilhada" e informe o seu processo de formação:

13) Busque duas palavras que definam o estado emocional do eu-lírico e outras duas como sugestão para solucionar/amenizar o problema dele:

14) A partir do título da música, elabore um parágrafo dissertativo que justifique a necessidade de comunicação/interação entre os seres humanos:

2 comentários:

  1. Excelente atividade ! Como sempre ! bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc, como sempre, me animando, me incentivando a continuar... a melhorar... a produzir... Obrigada! Um beijo!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!