sexta-feira, 29 de julho de 2016

Atividade sobre a música "João e Maria" - Chico Buarque

João e Maria

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
era você
além das outras três
Eu enfrentava os batalhões,
os alemães e seus canhões,
guardava o meu bodoque
e ensaiava um rock
para as matinês.

Agora eu era o rei
era o bedel e era também juiz
e pela minha lei
a gente era obrigado a ser feliz
e você era a princesa
que eu fiz coroar
e era tão linda de se admirar
que andava nua pelo meu país.

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
o seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
a gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido

Agora era fatal
que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá desse quintal
Era uma noite que não tem mais fim
pois você sumiu no mundo
sem me avisar
e agora eu era um louco a perguntar:
O que é que a vida vai fazer de mim?

(Chico Buarque de Holanda e Sivuca)


01) Transcreva da canção dois exemplos de estrangeirismos, explicando: 

02) Qual o foco narrativo do texto? Comprove com uma ou mais passagens:

03) Por que existem palavras em itálico no texto? Qual o objetivo dessa marcação?

04) Altere a oração destacada no texto para "Agora eu era UM rei", explicando o que mudaria: 

05) Transforme a canção em uma HQ:

06) Que mensagem a canção lhe transmitiu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!