sexta-feira, 8 de julho de 2016

Atividades sobre a música "Fruta boa" - Milton Nascimento

Fruta boa




É maduro o nosso amor
Não moderno.
Fruto de alegria e dor.
Céu, inferno.
Tão vivido nosso amor,
Convivência de felicidade e
Paciência.
É tão lindo o nosso amor comum,
É diverso.
Divertido mesmo, até
Paraíso.
Para quem conhece bem
Os caminhos
Do amor, céu, vaivém.
Que conhece...
Saboroso é o nosso amor,
Fruta boa.
Coração é o quintal
Da pessoa.
É gostoso o nosso amor,
Renovado o nosso amor
Madurado de carinho.
É pequeno o nosso amor,
Tão diário.
É imenso o nosso amor,
Não é eterno.
É brinquedo o nosso amor,
É mistério.
Coisa séria mais feliz
Dessa vida.

(Milton Nascimento e Fernando Brant)

  
01) No texto, o autor se preocupa em relacionar o título ao conteúdo. Ao mencionar “saboroso amor”, ele faz uma comparação a uma sensação perceptível pelo paladar: o sabor. Qual a intenção do autor ao dizer que o amor é saboroso?

02) O autor associa o amor a uma fruta. Que palavras do texto estabelecem essa associação?

03) Algumas pessoas também associam o amor a uma maçã, a uma uva, a um abacaxi. E você, a qual fruta associaria esse sentimento? Por quê?

04) Quando fazemos uma comparação indireta, estamos usando um recurso de expressão chamado metáfora. Ao dizer que o amor é uma fruta, o autor está fazendo uso desse recurso. Encontre no texto outros exemplos de metáfora para o amor:

05) Substitua a palavra "amor" por amizade no texto e faça todas as alterações necessárias e adequadas com esse novo tema. Capriche!!!

06) Interprete os versos “Coração é o quintal / Da pessoa”:

07) Interprete de maneira bem pessoal o seguinte verso: “É maduro nosso amor / Não moderno”:

08) Retire do texto um exemplo de antítese, justificando seu raciocínio:

09) Que mensagem a música lhe transmitiu? Comente: 

10) Crie duas questões interpretativas sobre o texto, respondendo-as em seguida: 

6 comentários:

  1. Delícia de texto!!! Como as frutas apresentadas na gravura...aliás, adoro todas, mas a laranja é minha sobremesa diária...Haja laranja pra mim (rs). Quanto à atividade em pauta, é mais uma para sua coleção de tantas e tantas... tão excelentes quanto esta. Questões muito bem elaboradas, todas amarradinhas ao texto, mas tendo em vista também a expressão escrita do aluno (a última bem criativa). A quinta oportuniza o aluno a aplicar conceitos gramaticais relacionados à concordância nominal. Show!!! Como sempre você me encanta com seu encanto pelo que faz.Parabéns, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Milton é "fera", né? Só música boa... e inspira até quem, como eu, nem é muito fã de frutas!!!

      Obrigada pelo carinho de sempre, por vir aqui, por opinar, por me incentivar! Vc é show, uma "fruta boa", que eu faço questão de cultivar no meu quintal das amizades!

      Ando meio desanimada, descrente, mas quando crio atividades ou entro numa sala de aula saio renovada, graças a Deus. Só não sei até quando... Vamos caminhando, enquanto isso, procurando viver um dia de cada vez, porque se pensar muito a gente deprime! rs rs rs

      Um beijo, querida.

      Excluir
  2. Maria Teresa Cobra.9 de julho de 2016 18:51

    A letra é ótima. Que trabalho bom você elaborou. Fazer o aluno pensar é fantástico. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida amiga! Amo fazer o aluno pensar porque sempre eu também embarco e penso, repenso... aprendo... ensino... Ô troca boa! Beijos e adorei ver vc por aqui!

      Excluir
  3. Muito show!! A letra é convidativa!!Questões muito bem elaboradas!!! E é isso, o importante mesmo é fazer o aluno pensar!!! Não tem como não ser uma aula produtiva!! Como sempre, você arrasa!! Adoreiiii!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz com a sua visita e com o seu estímulo, amiga! Obrigada! Tomara que seja útil para vc algum dia! Beijos!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!