domingo, 21 de junho de 2015

Análise da música "Casa no campo" (Zé Rodrix)

             


Casa no campo

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa cantar muitos “rocks-rurais”
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais.
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar
Do tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo
E nada mais.
Eu quero carneiros e cabras pastando
Solenes no meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
E um filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com amor
A pimenta e o sal
Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal pau-a-pique, sapé
Onde eu possa guardar
Meus amigos e meus discos,
meus livros e nada mais.
                                                                                               (Zé Rodrix)

01) A casa de campo a que se refere o poeta é:

(   ) sonhada    (    ) real

Justifique sua resposta: 

02) “Onde eu possa cantar muitos rocks-rurais”. Sabendo-se que Zé Rodrix é cantor e compositor, o que ele deseja é:

(   ) mostrar que prefere a música moderna;
(   ) cantar as belezas do campo;
(   ) agradar ao público da cidade e do campo;
(   ) cantar o que mais lhe agrada;
(   ) imitar os compositores de rock do campo;

03) Qual o adjetivo abaixo que NÃO se refere à vida do poeta no campo?

(    ) campestre;
(    ) suburbana;
(    ) bucólica;
(    ) rústica;
(    ) agrícola;

04) “E tenha  somente a certeza / dos limites do corpo / e nada mais”. Entende-se pela expressão “limites do corpo” que o autor:

(    ) preocupa-se exclusivamente com sua família;
(    ) deseja adquirir mais saúde;
(    ) busca um ambiente físico mais saudável;
(    ) quer desligar-se dos problemas que o envolvem;
(    ) pretende que sua casa seja pequena e aconchegante;

05) Qual o verso que melhor exprime o desejo do autor de:

a) Independência ante as opiniões alheias: 

b) Despreocupação pelos problemas externos: 

c) Contato direto com a natureza: 

d) Amizade leal: 

e) Plena tranquilidade interior: 

06) “Eu quero a esperança de óculos”. Com esse verso, o autor pode querer expressas muitas ideias, fato normal em linguagem poética. Indique aquelas que você considera adequadas ao contexto:

(    ) que a esperança nunca se acabe;
(    ) que a esperança dure muito;
(    ) que a esperança ajude a ver melhor o mundo;
(    ) que a esperança lhe mostre toda a realidade;

07) “E um filho de cuca legal”. Este verso representa um outro desejo do poeta: que seu filho seja:

(    ) bastante inteligente;
(    ) normal;
(    ) de autênticas qualidades;
(    ) ajustado às leis;
(    ) bem educado;

08) “Eu quero plantar e colher com amor / a pimenta e o sal”. Nestes versos, os termos “colheita” e “sal” representam, respectivamente:

(    ) meio de sobrevivência – dificuldades da vida;
(    ) riqueza econômica – alimento para os animais;
(    ) manutenção – conservação;
(    ) abundância – prazeres da vida;
(    ) produção – consumo;

09) “Eu quero uma casa no campo / do tamanho ideal pau-a-piqe, sapé”. Entendemos que a casa do poeta então deve ser:

(    ) modesta;
(    ) confortável;
(    ) aconchegante;
(    ) envolvente;
(    ) tranquila;

10) “Onde eu possa guardar/ meus amigos e meus discos / meus livros e nada mais”; Em síntese, o que o poeta realmente deseja é:

(    ) uma vida descansada, sem preocupações monetárias;
(    ) uma existência calma, desejando encontrar-se consigo mesmo;
(    ) uma vida tranqüila, fora do barulho da cidade;
(    ) uma temporada de férias, quando possa cantar e ler sem preocupações;
(    ) encontrar no campo aquilo que ele não consegue na cidade grande.

11) Cite algumas vantagens e desvantagens da vida no campo:  
12) Cite algumas vantagens e desvantagens da vida na cidade: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!