terça-feira, 26 de julho de 2016

Análise da música "Brasil", de Cazuza



Brasil

Não me convidaram 
pra essa festa pobre
que os homens armaram
pra me convencer
a pagar sem ver
toda essa droga
que já vem malhada
antes d´eu nascer.
Não me ofereceram 
nem um cigarro
fiquei na porta
estacionando os carros
não me elegeram 
chefe de nada
o meu cartão de crédito 
é uma navalha...

Brasil!
Mostra a tua cara
quero ver quem paga
pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me sortearam 
a garota do Fantástico
não me subornaram
será que é meu fim
ver TV a cores
na taba de um índio
programado pra só dizer sim
Grande pátria desimportante
em nenhum instante 
eu vou te trair...

Não, não vou te trair...

(Cazuza)

01) Explique as duas passagens destacadas na canção:

02) Quem poderia ser esse "eu" que fala no texto? Justifique sua resposta:

03) Caracterize a festa e explique o fato de ela ser chamada de festa "pobre":

04) Na segunda estrofe, identifique o destinatário que vem claramente expresso:

05) Podemos dizer que "a gente" dessa estrofe opõe-se a "os homens" da primeira. Por quê? Quem seria? 

06) Existe algum vocativo na canção? Qual? Explique:

07) Por que na última estrofe a TV é citada? Qual sua relação com o que se disse antes? 

08) Que mensagem a canção lhe trasmitiu?

09) Assinale as afirmações corretas, consertando as falsas:

O texto revela:

(A) o amor pelo Brasil.
(B) a busca de soluções para os problemas do Brasil.
(C) uma análise da realidade brasileira.
(D) a consciência com relação aos problemas nacionais.
(E) certa indiferença no que diz respeito às questões sociais. 

10) Em que estrofe encontra-se uma invocação? Explique:

11) De qual primeiro acontecimento o eu lírico foi excluído?

12) Qual a consequência para ele de ter ficado "de fora da festa"?

13) Em "Brasil, mostra tua cara", a palavra destacada metaforiza o rosto ou a verdadeira identidade? Explique:

14) O eu lirico desse texto teria alguma razão para não se mostrar revoltado ao retratar o país? Justifique sua resposta com fatos atuais ou estatísticas que você conheça:

15) O tom dos três últimos versos da música aproxima-se do tom da segunda estrofe, já que o eu lírico faz uma invocação e uma proposta. Que proposta é essa?

16) Que expressão da primeira estrofe revela que a miséria é uma "herança" social para o eu lírico?

17) No terceiro verso da canção, a palavra HOMENS esconde a identidade:

(A) de todas as pessoas;
(B) da cclasse dirigente;
(C) dos pobres;
(D) dos guardadores de carro;

18) No texto há algumas figuras de estilo. Identifique uma antítese, uma metáfora e uma personificação, explicando cada uma: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!