quinta-feira, 16 de junho de 2016

Atividade sobre o filme "Testemunha do silêncio" (1 h 46 min)

Há muito tempo trabalhei com esse filme com meus alunos! Já tinha até me esquecido dele, confesso! E olha que eu o abordei em uma época em que o assunto AUTISMO nem era assim tão comum... 

Pensando aqui em revisitá-lo... trazer o assunto à tona... porque é sempre bom! 

Compartilho com vocês as questões que elaborei para trabalhar com meus alunos! Eu apliquei em forma de teste, mas também vale muito a pena lançar um debate em sala de aula... 

Boa sorte e não se esqueça de vir contar, nos comentários, a sua experiência, caso se interesse em trabalhar com ele! :-)


Sinopse: Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre dos seus pais estão seladas dentro dele -- a não ser, claro, que um determinado e carinhoso psicólogo infantil possa acessá-las.

01) Justifique o título do filme, relacionando-o à história apresentada:

02) O que aconteceu no episódio do restaurante que foi tão importante para que o psiquiatra Jake pudesse, mais tarde, descobrir toda a trama do assassinato?

03) Por que Sylvie achava que "a morte é contagiosa"? Você concorda com ela? Por quê? 

04) Por que o psiquiatra Jake não queria pegar mais casos de crianças autistas? Quem era Billy e o que aconteceu com ele? 

05) Numa parte do filme, o garotinho Timmy repete com perfeição as vozes das pessoas, igualzinho a um gravador, e só pára quando Jake faz alguma coisa (como se apertasse a tecla PAUSE do gravador). O que seria essa tecla de Timmy naquele momento? 

06) Por que Timmy desenha tantas estrelas circuladas? No que elas ajudaram ao Jake? 

07) Jake tinha um ursinho de pelúcia chamado Alvim. Na opinião do psiquiatra, para que ele era usado? 

08) Sylvie Warden tinha motivo para matar seu pai? Se sim, quais eram eles? E para matar a mãe? Explique bem:

09) O que aconteceu de importante para que Timmy voltasse a falar com a sua própria voz? 

10) O que você achou do filme? De que parte mais gostou? Por quê?

11) Que mensagem, de uma forma geral, o filme lhe transmitiu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!