sábado, 18 de junho de 2016

Atividade sobre o filme "Tempo de matar" (2 h 29 min)

Mais um filme comovente e maravilhoso com que eu já trabalhei com meus alunos da sétima série, do extinto "Colégio de Aplicação da Ferlagos", antes mesmo de me formar, em meados de 1997! Como choro toda vez que o vejo! E é atemporal... ele é de 1996 e sempre tão em dia, tão incrivelmente atual... Vale a pena levar para a discussão! Garanto! 


Sinopse: Em Canton, no Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas, quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada, o pai da garota decide fazer "justiça com as próprias mãos" e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de, acidentalmente, ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um "barril de pólvora"! Além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que, no julgamento, se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro. 

01) Qual é o assunto principal do filme? Justifique sua resposta:

02) O que é a Ku Klux Klan? O que você pensa a respeito disso? Comente:

03) Se Carl Lee fosse declarado culpado, nem prisão perpétua ele pegaria e sim iria para a câmera de gás. Na sua opinião, isso seria justo? Por quê? 

04) O que você pensa, de uma forma geral, sobre a pena de morte? É contra ou a favor? Por quê?

05) O que você achou do depoimento do detetive Looney? Ele foi importante para o julgamento de Carl Lee? Explique bem:

06) Explique a seguinte passagem do filme: "Minha vida em mãos brancas! Você é minha arma secreta, porque é um dos vilões. Não quer ser, mas é. Foi criado assim.", concordando com ela ou discordando:

07) "A América está em guerra e você está do outro lado". A que guerra Carl Lee se refere e que outro lado seria esse? Você concorda com tal afirmação? Justifique sua resposta: 

08) De 0 a 100%, o quão racista você vê a nossa sociedade? Justifique sua resposta com o maior número possível de argumentos (presentes no filme ou presenciados no seu cotidiano): 

09) O que Jake quis dizer ao perguntar ao júri: "Que parte nossa busca a verdade: nossa mente ou nosso coração?" Explique, aproveitando para também responder a essa indagação:

10) Qual a intenção de Jake, no final, ao pedir para o júri fechar os olhos e imaginar que a garotinha era branca? Que impacto isso teve? Comente:

11) Por que a Hannah, filha do advogado, era chamada pelas pessoas de "diamante dos negros"? O que isso revela?

12) O que você achou da atitude de Carl Lee Hailey? Violência se paga com violência? O que você, sinceramente, faria no lugar dele? Comente:

13) Por que o advogado aceitou pegar esse caso? Explique bem:

14) Quem era o "Mickey" e qual a importância dele na história?

15) Qual a importância da dura conversa entre Carl Lee e seu advogado, antes do julgamento?

16) Que grau de importância você daria à participação da ajudante nesse caso? Explique seu raciocínio:

17) Por que você acha que o juiz não aceitou a petição de mudança de jurisdição? O resultado teria sido outro ou o mesmo, na sua opinião?

18) Que temas de redação você extrairia desse filme? 

19) O que você achou do filme? De que parte dele mais gostou? Por quê?

20) Qual a principal mensagem que esse filme lhe transmitiu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!