domingo, 19 de junho de 2016

Filme "O Mistério de Peter"

Sinopse: Quando o jovem maltrapilho, na polícia de Nova Iorque, jura ser Jesus Cristo, o seu destino é a ala psiquiátrica do Hospital do Estado. Mas o Dr. John Harrington fica com pena, começa a chamá-lo de Peter e, para tentar descobrir detalhes que revelem sua verdadeira identidade, não pára de questioná-lo. O médico se vê obrigado a enfrentar seus próprios demônios quando é colocado frente a frente com a figura de Peter. O médico e sua mulher têm que decidir se Christina (a filha cega do casal) deve submeter-se ou não a uma cirurgia nos olhos. Quando o Dr. John diagnostica o problema de Peter (na verdade Jason Chapmann), como num milagre, ela recupera a visão. Poderia realmente Peter ser Jesus?!? 

01) De que parte do filme você mais gostou? Por quê? 

02) Em algum momento você chegou a acreditar que "Peter" fosse mesmo Jesus Cristo? Quando? Por quê? 

03) "Peter" conhecia cada pedacinho da Bíblia como se ele próprio a tivesse escrito. Explique por que isso aconteceu?

04) Pra você, revela-se um preconceito através da pergunta "-- Por que será que Peter diz que é Jesus, sendo negro"? Na sua opinião, Jesus poderia ou não ser negro? Justifique sua resposta:

05) Numa determinada parte do filme, John afirma que Deus acertou as contas com ele, embora não o tenha mandado para o inferno nem o abatera com um raio. O que, segundo ele, Deus fez para puni-lo por ser ateu? Você acredita que Deus pune mesmo as pessoas? Comente: 

06) O que a unha mais escura de "Peter" faz John lembrar? Quem seria então "Peter" naquela ocasião? Como isso seria possível? 

07) Além do preconceito racial, aparece sutilmente um outro tipo de preconceito no filme. Qual? O que você pensa a respeito disso? Explique bem seu ponto de vista: 

08) John perdeu a fé em Deus ainda menino. O que aconteceu na vida dele para que essa fé sumisse? Segundo você, os motivos dele foram suficientes? Por quê? 

09) Por que Peter ficou mais próximo a John e não de sua esposa e filha? Explique: 

10) Comente a seguinte afirmação retirada do filme: "Deus criou o mundo ou o mundo criou Deus?", dizendo se concorda ou não com ela: 

11) John ficou bastante preocupado quando Peter diz saber que ele tem uma filha. Na verdade, por que Peter sabia disso? O que ele foi fazer na casa do psiquiatra? 

12) Enumere os fatos que contribuíram para que Peter pensasse ser Jesus: 

13) Descreva como é Jesus, fisicamente, para você; se puder e se sentir vontade, desenhe-o: 

14) Que semelhança há no passado de John e no de Peter? Explique: 

15) Como, por que e quando surgiu o nome Peter na história? O que isso revela?

16) Qual a importância de John na vida de Peter? E qual a de Peter na de John? 

17) As pessoas que veem Peter dividam mais ou menos de que ele seja Jesus? Tente se lembrar da parte em que Peter encontra Christina no parque e comente entre o VER e o apenas SENTIR: 

18) O médico, ao operar Christina, não pareceu muito empolgado com o resultado dessa operação, tanto que não alimentou muita esperança a seus pais. Porém, de uma hora pra outra, ela vem a exnergar. O que isso significa, pelo contexto do filme? Até que ponto você acha que a FÉ pode curar as pessoas? Comente: 

19) No final, quando John abraça Peter, esse ABRAÇO não só significa salvar a vida de Jason Chapmann, mas também algo maior, mais amplo. O que vem a ser isso? Justifique: 

20) O que você achou do filme? Que mensagem ele lhe transmitiu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!