sexta-feira, 17 de junho de 2016

Atividade sobre o filme "Lutero" (121 min)

Impossível eu trabalhar o tema BARROCO em sala de aula sem sentir vontade de passar esse filme para os meus alunos! Uma deliciosa aula de Reforma e Contra-Reforma... de lutas... de rebeldia... de desejo de transformar tudo aquilo que nos desagrada e nos castra... 


Sinopse: O filme é uma espécie de biografia de Martinho Lutero, alemão fundador da Igreja Protestante. Devido a abusos da Igreja Católica no século XVI, com grande exploração de seus fiéis, Lutero lutou por uma igreja mais limpa e voltada para Deus, sem a corrupção dos poderosos católicos da época. 

01) Identifique os principais aspectos divergentes entre a doutrina luterana e a católica: 

02) Explique os motivos que levaram Lutero a questionar autoridades religiosas da época: 

03) "A intolerância é a mãe de todas as guerras". Descreva um momento do filme em que essa afirmativa pode ser bem confirmada: 

04) A tradução da Bíblia para o alemão trouxe quais vantagens e desvantagens? Para quem? Comente:

05) Explique o que você pensa a respeito das indulgências e da simonia:

06) Explique o que se pode entender com a seguinte frase de Lutero: "poderia existir salvação fora da igreja, embora não fora de Cristo", concordando ou não com ela: 

07) Explique o que se pode entender por essa fala de Lutero: "Fazem de mim uma estrela fixa, mas não sou; sou um planeta andarilho", aproveitando para dizer em qual dessas duas metáforas você prefere acreditar  e o porquê: 

08) Por que podemos afirmar que tal filme retrata bem o clima barroco? 

09) Que parte do filme conseguiu mexer mais com você? Por quê? 

10) O que você pensa sobre a chamada Guerra religiosa? Justifique sua resposta:

11) Que mensagem o filme lhe transmitiu? 

4 comentários:

  1. Caroline Schwarzbold4 de julho de 2016 20:36

    Esse é um filme excelente!!! Lutero mudou o rumo da História e, até mesmo da educação, quando propôs alfabetizar as pessoas para a livre leitura e interpretação da Bíblia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom ver você aqui, amiga, e também de volta ao grupo "Arte e Manhas da Língua", no Facebook... e também no meu Zap. Muitas alegrias num só dia! Obrigada!

      "Lutero" é show de bola mesmo! Um revolucionário... um inquieto... um corajoso...

      Excluir
  2. Outro filme muito bom para trabalhar o "Barroco" , é o "Drácula de Bram Stoker, de 1992. Ele trabalha com os dualismos desse estilo literário, e o contraste claro e escuro das cenas é totalmente Barroco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, "Anônimo", muito obrigada pela visita e também pela indicação (muito bem lembrada!) de mais um filme barroco. Tentarei rever tal filme qualquer dia para produzir alguma atividade para disponibilizar aqui! Você tem alguma que deseja compartilhar? Beijos.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!