domingo, 26 de junho de 2016

Atividade sobre o livro "A corrente da vida"


Sinopse: Raquel tem um grande amigo, Nel, que, inexplicavelmente, começa a faltar à escola. Insiste em saber o que está acontecendo com ele. Junto com um amigo em comum, Marcelo, vai visitá-lo. A família do amigo age estranhamente. Finalmente, a garota descobre a verdade: Nel está contaminado pelo vírus da AIDS e a doença já se manifestou. Nel volta às aulas. Mas uma fofoqueira espalha a informação de que ele é aidético. Alguns amigos se solidarizam, mas há pais que o querem expulso da escola. Os alunos ficam conhecendo as formas de contágio e de  evitar a doença. E se unem para ajudar o colega doente. Marcelo se interessa por Raquel, mas a menina vive intensamente o drama de Nel. Não tem olhos para ninguém. O amigo morre. E Raquele descobre tanto o quanto ele foi importante para sua vida, quanto e como é importante amar o próximo. 


01) Raquel recorda sua amizade com seu amigo Nelson, mas ressalta: "eu não estou falando de momentos absolutamente felizes". As pessoas valorizam demais a alegria". Na verdade, o que Raquel quer nos transmitir?

02) O que levou Raquel a procurar seu amigo Nelson na casa dele?

03) Marcelo e Raquel tentam ajudar Nelson na volta à escola, mas o rapaz estava muito debilitado. O que realmente teria acontecido a ele? 

04) Como Raquel reage ao saber da doença do seu amigo?

05) A notícia sobre a enfermidade de Nelson se espalha na escola. Como reagiu a comunidade escolar? O que fez o diretor do estabelecimento diante do problema? 

06) Faltava dinheiro para comprar os remédios de Nelson. Como Raquel procurou ajudar? 

07) Qual o grande segredo de Marcelo?

08) Raquel, emocionada, diz a Nelson que o amava. Por que esse amor, segundo o rapaz, poderia ser comparado a uma nuvem? Explique:

09) Justifique o título do livro, aproveitando para inventar um outro: 

10) Quais foram os principais participantes da "Corrente pela vida"? O que você pensa a respeito disso? 

11) Que mensagem o livro lhe transmitiu?

2 comentários:

  1. Quais as respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ler o livro que você descobre todas elas... Um abraço! Volte sempre!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!