quarta-feira, 29 de junho de 2016

Análise da música "Esquadros"

Esquadros


Eu ando pelo mundo prestando atenção
Em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo, cores
Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção no que meu irmão ouve
E como uma segunda pele, um calo, uma casca,
Uma cápsula protetora
Eu quero chegar antes
Pra sinalizar o estar de cada coisa
Filtrar seus graus
Eu ando pelo mundo divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome nos meninos que têm fome

Pela janela do quarto
Pela janela do carro

Pela tela, pela janela

(quem é ela, quem é ela?)

Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle


Eu ando pelo mundo

E os automóveis correm para quê?

As crianças correm para onde?

Transito entre dois lados de um lado

Eu gosto de opostos
Exponho o meu modo, me mostro
Eu canto para quem?


Pela janela do quarto

Pela janela do carro

Pela tela, pela janela

(quem é ela, quem é ela?)

Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle


Eu ando pelo mundo

E meus amigos, cadê?

Minha alegria, meu cansaço

Meu amor cadê você?

Eu acordei
Não tem ninguém ao lado...


Pela janela do quarto

Pela janela do carro

Pela tela, pela janela

Quem é ela? Quem é ela?

Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...


Eu ando pelo mundo

E meus amigos, cadê?

Minha alegria, meu cansaço

Meu amor cadê você?

Eu acordei
Não tem ninguém ao lado...


Pela janela do quarto

Pela janela do carro

Pela tela, pela janela

Quem é ela? Quem é ela?

Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...


(Adriana Calcanhoto)

01) Que tal você criar um pequeno poema, dizendo o que você vê da sua janela?!?

02) Crie um pequeno texto (algumas linhas) em torno da personagem da canção "Esquadros". Ressalte os aspectos descritivos dessa personagem:

03) Elaborar uma carta para a personagem, afirmando ser um admirador secreto que a observa todos os dias quando ela está na janela e que deseja um encontro:

04) Faça uma pesquisa sobre os dois artistas citados na música para entender o que a autora quis dizer com "Cores de Almodóvar / Cores de Frida Kahlo": 



05) Quantas estrofes e quantos versos podem ser encontrados neste texto?

06) Justifique o título da música, aproveitando para sugerir um outro!

07) Poderíamos afirmar que a canção "Esquadros" se aproxima da crônica? Justifique:

08) Retire do texto exemplos que justifiquem o verso "Eu vejo tudo enquadrado" e, a seguir, acrescente um outro exemplo que não esteja no texto:

09) Observe os versos interrogativos que há no poema e elabore possíveis respostas para tais questionamentos, em visões diferentes: otimista, pessimista, irônica, racional, emotiva, fria, dramática:

10) Todas as ações se passam em um determinado local. Como é descrito esse espaço na canção?

11) Que mensagem a música lhe transmitiu? Comente: 

4 comentários:

  1. Muito legal amiga! Com música tudo fica mais lindo!! Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música é tudo... salvação.... cura... inspiração...
      Adoro usá-las com meus alunos! Pena que dá um trabalhão às vezes... caçar um aparelho que funcione... rs rs rs
      Mas a gente sempre tenta! Beijos!
      Obrigada pela visita! Adorei!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!