quarta-feira, 11 de maio de 2016

Atividade sobre a música "Somos quem podemos ser" - Engenheiros do Hawaí

Somos quem podemos ser

                  

Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram que os ventos às vezes erram a direção
E tudo ficou tão claro, um intervalo na escuridão
Uma estrela de brilho raro, um disparo pára o coração.

A vida imita o vídeo, garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento, um momento de embriaguez
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter.

Um dia me disseram quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão
E tudo ficou tão claro
O que era caro ficou comum
Como um dia depois do outro
Como um dia um dia comum.

A vida imita o vídeo, garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento, um momento de embriaguez
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter.

Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão
Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão
Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter.

(Humberto Gessinger)

01)  Quantas estrofes possui o texto? Ele está em verso ou em prosa?

02) Que interpretação podemos dar ao verso “Um dia me disseram que os ventos erram de direção”?

03)  Que sentido conotativo tem a expressão “as nuvens não eram de algodão”?

04) A que “momento de embriaguez” se faz referência, na segunda estrofe?

05)  Qual o sentido conotativo na expressão “deram as chaves que abrem essa prisão”?

06)  Que mudança essa descoberta provoca na vida do eu lírico?

07)  A que tipo de prisão o eu lírico se refere? 

08)  A estrofe-refrão faz uma série de críticas ao mesmo tempo. A quem se critica? Por quê?

09)  Nos dois últimos versos dessa estrofe, em vez da primeira pessoa do singular (eu), é empregada a primeira pessoa do plural.  A quem se refere o pronome nós

10)  Interprete coerentemente estes versos: “Somos quem podemos ser / sonhos que podemos ter”, dizendo se você concorda ou não com o que eles dizem:

11) Segundo você, quem são os “donos da situação”? Justifique a sua resposta:

12) Explique por que tem culpa quem:

a) ocupa o trono à
b) oculta o crime à
c) duvida da vida à
d) evita a dúvida à

13) Você acha que há limites na conquista de nossos sonhos? Por quê?

2 comentários:

  1. Gostei das questões, ajudam a refletir melhor sobre as nossas músicas. Vou passar adiante. Obrigada. Jamilye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Jamilye! Fique à vontade! Volte sempre! Sempre bom poder ajudar!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!