terça-feira, 24 de maio de 2016

Análise da música "A paz"


A paz

A paz invadiu o meu coração,
De repente me encheu de paz
Como se o vento se um tufão 
Arrancasse meus pés do chão,
Onde eunão me enterro mais.

A paz fez o mar da revolução 
Invadir meu destino; a paz, 
Como aquela grande explosão,
Uma bomba sobre o Japão 
Fez nascer um Japão na paz.

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós...
Que contradição, 
a guerra faz 
Nosso amor em paz!

Eu vim, vim parar na beira do cais,
Onde a estrada chegou ao fim, 
Onde o fim da tarde é lilás,
Onde o mar arrebenta em mim, 
O lamento de tantos ais!

(Gilberto Gil e João Donato)


01) Qual a contradição apontada pelo texto? Explique-a bem:

02) O que você sabe a respeito da bomba que jogaram sobre o Japão? Comente:

03) Divida todo o texto em períodos e em orações:

04) Quantos períodos você encontrou no texto? Classifique-os, justificando:

05) Há quantas orações inseridas no texto? Como você pôde descobri-las?

06) Diga a função sintática das palavras destacadas no texto: 

07) Que mensagem a canção lhe transmitiu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!