sexta-feira, 29 de abril de 2016

A importância de ter corpo e mente sãos

Em função da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos assimilados ao longo de sua formação, faça uma dissertação argumentativa  sobre:

“A IMPORTÂNCIA DE UM CORPO E MENTE SÃOS”

Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções:

1.   O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
2.   A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
3.   A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
4.   A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
5.   A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação  terá o número de linhas copiadas desconsideradas  para efeito de correção.


Texto 01:

modelo-thaiz-pazeto-1-jpeg.jpgA  modelo Thaís Pazeto, que foi uma das finalistas do concurso Musa do Brasil, compartilhou com os fãs um drama que tem vivido nos últimos seis meses. Em entrevista ao site Ego, Thaís disse que sofre de vigorexia. O distúrbio que deixa a pessoa insatisfeita com a aparência, consiste no vício em atividades físicas para obter um visual mais sarado.

Apesar de ter um corpo escultural, Thaís confessou que já fez dietas malucas e frequentou em um único dia a academia três vezes. “Cheguei ao cúmulo de malhar três vezes por dia e substituir toda a minha dieta por massa magra, comia só frango basicamente. Me olhava e ainda me olho no espelho e sempre penso que preciso melhorar o corpo. Isso me deixa em desespero!”.
Thaís falou também sobre as consequências da vigorexia: "Sentia os meus músculos tremerem por todo o corpo, era como se eles estivessem sentindo os efeitos físicos de uma abstinência de exercícios físicos. Isso me deixava aflita, mas eu continuava”.

Para combater o problema, Thaís disse que conta hoje com ajuda de profissionais especializados e luta para treinar de forma moderada. “Continuo indo para a academia, mas comecei a mudar a minha cabeça. O ponto psicológico é fundamental para a minha recuperação. É um tratamento de choque. Estou numa fase quase recuperada".  
(Disponível em: http://conexaopenedo.com.br/2016/04/finalista-de-concurso-thais-pazeto-luta-contra-a-vigorexia/)

Texto 02:
Vigorexia

A vigorexia, transtorno dismórfico muscular ou Síndrome de Adônis, é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos.

Por norma, os vigoréticos adotam uma alimentação muito restritiva e passam a eliminar o consumo de gorduras, exagerando no consumo de alimentos ricos em proteínas, com vistas no aumento da massa muscular. É comum que eles também abusem dos anabolizantes.

Eles ficam sempre insatisfeitos com os resultados, vendo-se como indivíduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem músculos muito bem desenvolvidos. Por isso, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento.


Texto 03:
doenças.png

Texto 04: 
Percebe-se atualmente uma busca exagerada pelo corpo perfeito. Influências da mídia, meio social ou outros contextos interferem de tal forma na percepção corporal da pessoa que esta pode apresentar quadros complexos como o distúrbio da bulimia, que em sua prática pode gerar a anorexia. Padrões de beleza que glorifica os músculos também podem gerar distúrbios como a vigorexia, no qual o sujeito não está satisfeito com o seu corpo mesmo já estando com uma aparência bastante forte e musculosa. Muitos pensam que ainda não estão fortes o suficiente, que precisam malhar mais. Indivíduos que têm essas falhas na percepção corporal necessitam de tratamento psicoterápicos e acompanhamento médico e nutricional também. Esse conjunto de tratamentos, juntamente com a força de vontade do paciente, poderá surtir efeitos positivos, mesmo a longo prazos. O que não se deve fazer é ignorar esse problema tão cruel que atinge não apenas mulheres, mas muitos em geral por todo o mundo. Problema este que deve ser confundido com “frescura” ou brincadeiras, mas sim, encarado como realmente deve ser: uma doença.(...)
Texto 05:

vigorexia.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!