segunda-feira, 18 de abril de 2016

Muito orgulho desses jovens guerreiros!


Com a Educação da Rede Estadual do Rio de Janeiro em GREVE (e eu, claro, sou grevista, com muito orgulho), tem ocorrido muita pressão pra cima de todo mundo! Quanto desgaste! Muito triste todo ano confirmar o quão grande é o descaso dos governantes com a Saúde e com a Educação, especialmente. Com a Saúde, o povo até tenta cobrar mais, denuncia, já que é mais pro AGORA, mas a Educação... fica não em segundo plano, mas em último, e acham que pode se deixar pra amanhã, ou depois, pro ano que vem, pro outro, e por aí vai!!! 

Tenho dezoito anos de Estado e, neste tempo, fiz muito mais greve do que não fiz e é impressionante como todo mundo parece se voltar contra as nossas tão justas lutas... O governo (que já era de se esperar, obviamente!), os pais, os alunos, a mídia descaradamente comprada e que vomita uma série de mentiras para tentar denegrir a nossa imagem e proteger os políticos corruptos em troca de regalias! Vergonhoso e triste escambo!

Mas desta vez sinto algo bem diferente no  ar... e me alegro... Os pais se mostraram e têm se mostrado muito compreensivos, solidários, e os alunos então... Minha nossa!!! Já são mais de setenta escolas ocupadas por eles, que cuidam da escola, limpam, cozinham, promovem atividades culturais, provando que "quem ama (de verdade) cuida!". Estão dando aulas de organização e de CIDADANIA! E eles sabem bem de que lado estão! Já perceberam claramente o quanto a luta é justa, é NOSSA, e que há lições grandes demais para ficarem apenas dentro das salas de aulas. Como a greve também ensina! Como eu tenho aprendido com essa moçada! Como cada um deles tem me renovado a esperança! Como sou grata! Como eu me orgulho!

Cada ocupação me deixou, me deixa e me deixará emocionada... por ver que quando a gente cansa da luta vem essa galera e nos coloca mesmo pra descansar um pouco e assume a luta, assume o comando! Alguns pais também, que coisa linda! Quanto gás! Quanto apoio! Eu certamente, com essa idade, estaria lá, fazendo o mesmo, conforme aprendi com quase todos os professores guerreiros (e grevistas!) que passaram pela minha vida. E é impossível não explicitar uma emoção em especial: hoje ocuparam o "Miguel Couto", ou, vulgo, o ESTADUAL, escola em que estudei dos 5 aos 16 anos... e isso não só me encheu de alegria, como me fez trans-bor-dar!

Se quando eu olho pros políticos, em sua grande maioria, especialmente no grande circo que foi o dia da votação pro Impeachment da Dilma, no último domingo, eu sinto NOJO e VERGONHA, quando eu olho pra essa juventude corajosa, guerreira, parceira, justa, eu sinto muita ALEGRIA, EMOÇÃO e ORGULHO! Muito obrigada! É por vocês que eu ainda não desisti... é por vocês que eu insisto... resisto... porque vocês me representam! #ocupatudo

(Andreia Dequinha - professora que AINDA tem esperança no que faz, graças a vocês!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!