quinta-feira, 14 de abril de 2016

Atividades para o retorno às aulas

Eu estava elaborando essas atividades no início de 2015 e minha filha, na época com 8 aninhos, pediu para me ajudar. Leu que eu tinha feito vários textos sobre as férias e quis fazer um também. É minha parceira em tudo mesmo! 

Texto 01: Férias

Para muitos, férias é sinônimo de bola
para mim, só trabalho rola.
Tenho que ajudar minha mãe
a arrumar dinheiro para sustentar
cinco bocas.
Não é fácil! Três irmãos menores, eu e ela.
Meu pai? Não conheço, nunca  vi.
Faço de tudo: engraxo, vendo bala no sinal,
o que importa é que não seja nada de mau. 
(Rosa Corrêa) 

Texto 02:

Querido Diário,
Dá para acreditar que a professora de Língua Portuguesa passou uma redação sobre as férias?!!!
Em pleno século XXI, 2015, e a "tia" passa uma atividade tão ultrapassada,tão  infantil!!! Será que ela  pensa que somos crianças? Pô, já estamos no sexto ano!!! Fala sério!
Afe!
Se bem que...   alguém  que escreve em um diário em vez de num blog, não  pode ser considerada  moderninha rsrsrs .
O que posso falar das minhas férias? 
Hum... dormi  horrores, acordei tipo meio-dia, comi tudo que via pela frente, fiquei na  Internet o restante do dia e à noite assisti a tudo que é filme até de madrugada.
 Pronto! Só isso!
Parece chato, sem graça?  Pode até ser para alguns, para mim, foi perfeito! Só não ter que seguir uma rotina, acordar e dormir na hora que me dá na telha, já foi ótimo.
By, by!
(Rosa Corrêa)

Texto 03:

"Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: 
"Navegar é preciso; viver não é preciso."
Quero para mim o espírito desta frase, transformada 
A forma para a casar com o que eu sou: Viver não 
É necessário; o que é necessário é criar.
(Fernando Pessoa)



Amo esse poeta e essa frase dos navegadores antigos me impressionou muito. Só faria uma modificação:Viajar é preciso!
Adoro conhecer outros lugares! Aproveitei o recesso escolar para passear e descobrir novos lugares. Dessa vez. fui  nas cidades históricas de Minas Gerais. Foi tudo de bom! História é minha matéria preferida! Viajei e aprendi! Fiz duas coisas que amo de paixão!
Volto às aulas renovado!
                                                                                                      (Rosa Corrêa) 

Texto 04:

Férias 

Alguns brincam,
alguns viajam,
alguns ficam de bobeira,
alguns veem TV
outros, com um animal
Alguns leem e outros escrevem
E você? gosta de fazer o quê?
                                                                     (Hannah Maria Corrêa Lutterbach) 

1. O que todos os textos têm em comum?

2. Com que texto você se identificou mais? Justifique sua resposta.

3. O  protagonista do texto 03 disse que sua matéria predileta é História. E a sua? Por quê?

4. O que podemos inferir sobre o personagem do texto 01?

5.Que atitude contraditória a protagonista do texto 02 apresentou? 

6. Relendo os três primeiros textos, quem você acha que aproveitou  melhor as férias? Comente sua resposta.

7. Em que o último texto se difere dos demais?

8. Responda à pergunta do último verso do poema da autora Hannah:" O que você mais gosta de fazer nas férias?"

Texto 05:

9. Faça um texto  citando  palavras que as férias lhe fazem lembrar como o autor do texto 05 fez:

Texto 06:

10. O que causa o humor na tira acima? 

Texto 07: 

11. Faça a sua receita de férias: 

3 comentários:

  1. Rosinha, que emoção que deve ter sido ver o interesse da Hannah em participar de sua atividade! Que coisa boa esse tipo de parceria, de cumplicidade! Será que ela vai seguir os seus passos como professora?!? Se sim, tomara que até lá as coisas tenham melhorado muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!!

    Outra coisa que eu reparei: ela tem nome de poeta!!!! Nome lindo!!!! Sonoro!!! Eu profetizo aqui que ainda vai ser muito famosa!!!! Uma escritora de renome!!! E o primeiro autógrafo terá de ser pra tia Dequinha aqui!!! rs rs rs

    Excelentes atividades!!! Adorei!!!! Divertidas, gostosas de se fazer, se aprende brincando!!! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o recado!
    Eu é que sou grata por me deixar usar esse espaço e pela amizade!
    Fico feliz que tenha gostado das atividades e espero que a Hannah não queira ser professora rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! Um prazer ter você aqui comigo, ajudando a (re)animar este espaço!
      Tomara mesmo que Hannah tenha o juízo que nós não tivemos e que não queira ser professora, mas, se estiver no sangue, não tem jeito. Por isso torço para que até lá tudo melhore, porque nossos filhos sofrem vendo nossa tristeza a cada porrada, desrespeito e desvalorização, né? Que dias melhores possam vir...
      Beijinhos pra vcs.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!