terça-feira, 8 de março de 2016

Análise da música "A noite" (Tiê)

Será que só eu adoro trabalhar com músicas nas minhas aulas?!?

Sou simplesmente APAIXONADA por essa música, que me toca a alma e me faz chorar toda vez que eu a ouço... "Viajo" e, pelo visto, para lugares que eu nem sabia que conhecia... que (já) tinha ido... 
Vou arriscar levando para os meus alunos assim que retornar da greve...

Será que eles vão curtir?!? O que acham?!? 


A noite

Palavras não bastam, não dá pra entender
E esse medo que cresce não para
É uma história que se complicou
Eu sei bem o porquê.

Qual é o peso da culpa que eu carrego nos braços,
Me entorta as costas e dá um cansaço...
A maldade do tempo fez eu me afastar de você

E quando chega a noite e eu não consigo dormir
Meu coração acelera e eu sozinha aqui.
Eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão,
Olhos nos olhos no espelho e o telefone na minha mão.

Pro tanto que eu te queria, o perto nunca bastava
E essa proximidade não dava
Me perdi no que era real e no que eu inventei
Reescrevi as memórias, deixei o cabelo crescer
E te dedico essa linda história confessa
Nem a maldade do tempo consegue me afastar de você

Te contei tantos segredos que já não eram só meus
Rimas de um velho diário que nunca me pertenceu
Entre palavras não ditas, tantas palavras de amor
Essa paixão é antiga e o tempo nunca passou

(Tiê)


01) Que possíveis fatos poderiam causar no eu lirico as emoções e as reações descritas na letra da música acima?

02) Você já se sentiu como o eu-lírico presente na letra de música? Comente:

03) Em "esse medo que cresce e não para", de que o eu lírico parece ter medo?

04) Caracterize esse eu lírico, usando, no mínimo, cinco adjetivos:

05) Baseando-se nas dicas da música, como você analisa o relacionamento das pessoas envolvidas?

06) Classifique os verbos situados no primeiro verso: eles são transitivos ou intransitivos? Por quê?

07) Justifique o emprego do porquê destacado no texto:

08) Que outro título você daria à música? Por quê?

09) Você acha que a noite realmente acentua determinadas coisas? Por quê? 

10) Que mensagem a música lhe transmitiu?

11) Comente a função poética e a emotiva presentes no texto:

12) Localize, no texto, expressões típicas da linguagem coloquial e depois aponte a forma culta de cada uma delas:

13) Encontre sinônimos para as palavras BASTAM (primeiro verso) e COMPLICOU (terceiro verso):

14) Explique a preferência pelo pretérito perfeito para o eu lirico relatar a sua história:

15) Transforme a letra de música em uma carta que o eu lírico enviaria para a pessoa a que ela se refere:

(Parceria com a grande e querida amiga Zizi Cassemiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!