domingo, 6 de março de 2016

Análise da música "Zen" (Anitta)

Quem disse que não pode levar Anitta???? 

Adoro levar músicas para trabalhar com meus alunos e fico impressionada ao ver como eles se empolgam e participam ainda mais das aulas! Levo Chico, Caetano, Legião, Paralamas... mas, "não querendo polemizar, mas já polemizando", NADA, por exemplo, me impede de levar uma música da Anitta, uma vez ou outra. 

Muitas vezes perdemos porque deixamos o nosso pré-conceito falar mais alto do que a nossa vontade de entrar no mundo do aluno, em seus gostos, pois só depois de conseguirmos isso que teremos livre-acesso e aí poderemos convidá-lo, várias vezes, para o nosso, sendo prazeroso para todos! O importante é sempre quebrarmos paradigmas... 

Então hoje, vamos de Anitta, sim!!! Experimente!!! E depois nos conte...!!!"


Zen 

Olha, cê me faz tão bem
Só de olhar teus olhos, baby, eu fico zen
Coração acelerado a mais de cem
Juro que eu não quero mais ninguém 
Você me faz tão bem!

Olha, baby, eu não tô mais na idade
Se quiser embora fique à vontade 
Esperava um pouco de maturidade em você

Olha, tenta me levar a sério
Esse nosso lance já não tem mistério
Eu já te falei que tudo o que eu mais quero é você

Então tenta não me provocar
Que eu prometo não vou complicar 
Feito nuvem solta pelo ar 
É assim que eu vou te levar

(Anitta)

01) Explique a intenção de se usar o "cê", no primeiro verso, em vez do "você":

02) Tente justificar as várias presenças do "olha" na música:

03) Existe na música algum vocativo? Se sim, qual? Qual a importância dele no contexto?

04) O que você consideraria falta de maturidade em um relacionamento? Enumere:

05) Retire do texto um numeral, classificando-o:

06) A que o numeral citado na questão anterior se refere?

07) Você concorda que quando a pessoa está apaixonada ela não precisa de mais nenhuma outra? Fidelidade é importante em uma relação?

08) Pelo contexto, o que a outra parte tentou fazer para ter como resposta a passagem "se quiser embora fique à vontade"? Isso é comum de acontecer?

09) Explique a passagem "feito nuvem solta pelo ar": 

10) Associe o teor da música com seu título: 

11) Crie mais duas questões referentes à música:

12) Elabore uma espécie de "resposta" para a música em questão: 

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Érika!!!! Fico feliz que tenha curtido!!!
      Às vezes a gente é tão bombardeado quando se tem essas ideias de fazer links com o mundo deles, né??? :-)
      Volte sempre!!!!

      Excluir
    2. Opa....já vou usar...valeu.... Usando o próprio zap...adoroooooo

      Excluir
    3. Estamos trabalhando Anitta Malfatti... Olha que mistura boa!

      Excluir
    4. Pode usar à vontade, minha amiga corujinha! Vou amar! Depois me conte como foi, tá? Beijocas. Saudades suas.

      Excluir
  2. Se o professor não é capaz de mergulhar no mundo dos jovens, não pode reclamar da resistência deles em entrar no seu.
    Quando o uso de músicas "da moda" se enquadram num propósito maior, em acordo com o plano de curso do professor, vejo mais motivos para criticar a opção do "Não uso" do que a do uso de Anitta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Adriana!!! Ainda bem que você me entende!!! Estou longe de gostar de Anitta e de algumas músicas, mas... não posso me recusar a ouvir algumas, a conhecer outras, até porque (pasme!) Miguel já gosta de algumas. Tô perdida!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Bom demais ter você por aqui!!! Feliz da vida!!! Beijos, amada!!!

      Excluir
    2. Bom te ver aqui Adriana Lessa....

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!