sábado, 19 de março de 2016

Atividade sobre o filme "A Dona da História" (84 minutos)


Sinopse: Aos 55 anos de idade, Carolina passa por uma crise pessoal. O casamento não vai bem, alguns sonhos da juventude não se realizaram e ela amarga o fato de não ter experimentado tudo que gostaria na vida. Revisitando seus passado, na década de 70, ela era uma jovem estudante que se encantou pelo militante de esquerda Luís Cláudio. A paixão fulminante terminou num pedido de casamento e depois vieram os quatro filhos e o fantasma da rotina. 

Fazendo um balanço de sua vida, Carolina tenta desvendar o que teria sido dela se tivesse tomado outros caminhos. Enquanto isso, o marido tenta vender o apartamento da família para conhecer Cuba. Num encontro com o passado, ela se torna "A dona da História" e imagina quantas possibilidades foram abertas e deixadas de lado para ela na euforia dos 18 anos e no desespero dos 55 anos! 

01) O que aparentemente começou a desencadear uma crise de insatisfação em Carolina em relação à vida que estava levando?

02) Como Carolina e Luís Cláudio se conheceram? Esse clima tem a ver com o Romantismo propriamente dito ou destoa um pouco? Explique seu ponto de vista:

03) Os protagonistas do filme contradizem ou confirmam aquele velho ditado que diz que "os opostos se atraem"?Justifique sua resposta:

04) Caracterize, usando, no mínimo, 5 adjetivos, cada uma das personagens:

05) De um modo geral, podemos afirmar que o filme é romântico? Por quê?

06) Qual a característica da prosa romântica que está mais nitidamente presente na história do filme? Explique:

07) Por que o chamado "flash back"narrativo foi essencial na história?

08) Qual dos dois personagens pareceu mais romântico? Por quê?

09) O que o final do filme, no aeroporto, revela? Explique bem:

10) Que mensagem o filme, como um todo, lhe transmitiu? 

11) Que mudanças em sua vida você gostaria de fazer, sendo o(a) dono(a) da história? Cite alguma(s):      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!