terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vejam como eles são adoráveis... rs

Tudo o que precisam saber sobre mim

Um garoto muito bom, e não estou falando mentiras não, e minha querida professora sabe disso. Eu tenho 1,90 m, bem alto mesmo, ando de skate muitas vezes ao dia, gosto de andar para pensar na vida. Considerado um garoto inteligente e educado, vaidoso, mas não tenho só o lado bom não... eu sou muito detalhista, viciadao em café, celular e computador. Minha querida professora falou que eu tenho que ter uma boa noite de sono e eu diminuí o tempo. na net e até melhorei no meu dia-a-dia.

Sou muito estressado, apesar da aparência calma. Eu me estresso fácil, odeio burrice... Eu não sei se é considerada uma coisa ruim, mas eu não confio nas pessoas, eu me apego fácil e é um problema.

Tenho uma mãe maravilhosa, e um pai maravilhoso também, não tenho do que reclamar. Acho também que tenho tendência à depressão, mas só acho... Resumindo, sou eu isso tudo.

(Guilherme César - Turma 2006 do Colégio Dr. Feliciano Sodré)

---------------------------------------------------------------------------------------

Me chamo Tieli, tenho 17 anos, todo teclado, amo a liberdade, drogas me enojam, sou furiosa. Gosto de tudo perfeito... tá, talvez não tão perfeito porque eu sei que ninguém é perfeito, mas sei que sempre que posso provar que sou capaz de tal coisa "dou o gás" e faço o melhor que posso.

Sou calma em relação a amigo, meu grupo é escolhido a dedo.  Gosto de pessoas sinceras, verdadeiras e leais, assim como sou. O que não quero para mim não desejo e nem faço para os outros.

Eu sou assim: simples, verdadeira e intensa!

(Tieli Gonçaves - Turma 2006 do Colégio Dr. Feliciano Sodré)

---------------------------------------------------------------------------------------

Eu sou uma pessoa muito explosiva, não levo desaforo para casa, sou muito nervosa, mas também sei ser amiga, companheira, uma super mãe, pois adoro meus filhos, sou carinhosa, sou chorona, às vezes meio infantil, às vezes muito cabeça. Adoro dançar, gosto muito de uma balada, adoro praia, viajar, pegar um cineminha, gosto de cozinhar, adoro inventar pratos novos parameus filhos.

Sou muito trabalhadora, gosto muito de limpeza e chego às vezes a ser chata com isso, gosto de tudo organizado nos seus devidos lugares, sou muito romântica, sonhadora, pois, apesar de todo o meu sofrimento devido às desilusões amorosas, eu ainda sonho em encontrar um grande amor  e em me casar na igreja, com vestido de noiva e todos me olhando. Sonho em encontrar um bom homem que possa ser um pai para os meus filhos, pois pai eles não têm. Um homem que possa ser companheiro, amigo, que possa amar e respeitar a mim e a meus filhos. Espero no Senhor ser feliz um dia novamente. Bom essa sou eu.

(Sheila Santos - Turma 2006 do Colégio Dr. Feliciano Sodré)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Meu nome é Bianca Vaz, tenho 18 anos. Tenho uma família ótima, que, apesar de todas as chatices, eu sei que me quando todos se forem, eles vão estar ao meu lado. Tenho amigos mais que perfeitos, que eu não trocaria por nada nesta vida. 

Sou chata, teimosa, irritante, fresca, antipática, antissocial, orgulhosa e muito sincera quando realmente quero. Sempre fui do tipo que nunca ligou para o amor, sempre fui fria e de não ligar para os sentimentos dos outros, mas ultimamente está complicado: fui atingida por uma maldita flecha! 

Adoro noitada, dançar e muita curtição. Quero me formar em Veterinária e tenho o enorme sonho de conhecer Paris. E, para finalizar, confio, acredito e tenho muita fé em Deus. 

(Bianca Vaz - Turma 3005 do Colégio Dr. Feliciano Sodré)

----------------------------------------------------------------------------

Para muitos eu sou marrenta, metida, orgulhosa, mas o que não sabem é que sou muito mais do que pensam, e, além de durona, sou sensível. Me acho uma mãe coruja, porém tenho medo de fracassar. Tudo que acontece com quem eu gosto, me atinge como se fosse comigo. Tenho nervos à flor da pele. Choro, grito, me descabelo. Tenho profunda paixão por duas pessoas que já se foram, mas ainda se encontram em meus pensamentos e em meu coração todos os dias.

(Rosimery Arêas - Turma 3005 do Colégio Dr. Feliciano Sodré)

--------------------------------------------------------------------------

Eu sou inteligente, mas preguiçosa; sou simpática, mas tímida; sou amiga e um pouco ingênua. Gosto de dançar, sair, malhar, comer, viajar e conversar. Tenho poucos amigos, porque sou exigente demais, mas os que tenho são para a vida inteira. 

Sinto prazer em trabalhar, ouvir e falar. Amo meus pais, em especial minha mãe, meu namorado, meus amigos, minhas avós e minhas tias. 

Em meus objetivos de vida posso listar: me formar, passar na prova da OAB e em um concurso público para promotoria, me casar e ter um ou dois filhos, necessariamente nesta ordem. 

Gosto de viver a vida pensando no amanhã, não sou inconsequente, e levo muito a sério meus objetivos de vida, mas gosto de me divertir e não sou muito radical. Sou bastante chata e exigente com as pessoas que eu amo. 

Basicamente é isso que as pessoas precisam saber sobre mim. 

(Carolina Antunes - Turma 3005 do Colégio Dr. Feliciano Sodré)

domingo, 27 de novembro de 2011

Para refletir...


Caramba! Exageros à parte, acho que, em vez de ficarem tentando explorar mais e mais o professor, culpá-lo por todos os fracassos e roubar seu mérito quando algo dá brilhantemente certo, além, claro, de tentarem aumentar seu tempo de serviço, castrando os seus sonhos e direitos, deveriam é repensar o tempo de aposentadoria! 

Continuo batendo na tecla e defendendo a minha teoria de que 10 anos é tempo suficiente para um professor dar aula (e bem!), mantendo a sua SANIDADE! A vida útil dessa profissão tem assustadoramente diminuído e muita gente, principalmente o Governo, tem fingido não perceber, não enxergar. Uma pena! Já está acontecendo algo meio inédito aqui na minha região... Há dois anos não conseguem formar turmas para professor de algumas disciplinas... Por que será?!? 

sábado, 26 de novembro de 2011

Linda campanha!!!


TROQUEM BRINQUEDOS POR LIVROS

A campanha tem como iniciativa tornar o natal com mais brilho para as crianças necessitadas.
Há muito que tenho vontade de abrir mão de livros da estante, para mim valiosos, mas já não me são tão úteis. Abram os anexos que irão visualizar as capas dos livros. São obras interessantes!!!

Caso esteja interessado(a), venha até a minha casa, rua Itajuru 272 casa 03. 
PONTO DE REFERÊNCIA: RUA DA NOVA CASA CANAL, CALÇADA À ESQUERDA, SOBRADO VERDE COM UM CANTEIRO EM FRENTE.

Os livros já estão disponíveis! Tragam brinquedos novos ou seminovos em bom estado de conservação e os troquem por livros. Caso não possam vir até aqui, escolham que irei entregá-los!

ABRAÇOS, ALGENIR


Recebi ontem esse e-mail da minha querida amiga ALGENIR LOIOLA, que me deixou louquinha da Silva! Já estava com muita vontade de separar uns brinquedos do meu filho, com os quais eles já não brinca mais tanto, e doar, mas... se faltava um estímulo a mais, o recebimento deste e-mail só veio confirmar e acelerar o processo. Cheguei até a ligar para a Algenir, para ver se ela estava bem... (risos) Ela não só estava bem, como é DO BEM, totalmente, e tem ideias lindas! Uma bela lição de amor ao próximo, de cidadania e de desprendimento. Um desprendimento que ainda, confesso, não tenho, mas... quem sabe um dia?!? Deus tem feito em mim tantas mudanças... 

Parabéns, amiga, e já fiz a limpa aqui em casa, para desespero de Miguel, que está na fase do "É tudo meu" e tão chato e egoísta quanto a sua mãe em termos de DVDs e livros, ainda mais se forem os de Clarice Lispector. Moooooooooorro de ciúme e tenho dificuldade até para emprestar! Afe! 

Que sua campanha seja um sucesso! Mas separe meus livrinhos aí, viu! (gargalhadas)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Análise de Notícia

Homem morto trabalha por uma semana

(Notícia do New York Times)

Os Gerentes de uma Editora estão tentando descobrir, porque ninguém notou que um dos seus empregados estava morto, sentado à sua mesa há 5 dias. George Turklebaum, 51 anos, que trabalhava como Verificador de Texto numa firma de Nova Iorque há 30 anos, sofreu um ataque cardíaco no andar onde trabalhava (open space, sem divisórias) com outros 23 funcionários. Ele morreu tranquilamente na segunda-feira, mas ninguém notou até ao sábado seguinte pela manhã, quando um funcionário da limpeza o questionou, porque ainda estava a trabalhar no fim de semana. O seu chefe, Elliot Wachiaski, disse: 'O George era sempre o primeiro a chegar todos os dias e o último a sair no final do expediente, ninguém achou estranho que ele estivesse na mesma posição o tempo todo e não dissesse nada. Ele estava sempre envolvido no seu trabalho e fazia-o muito sozinho'. A autópsia revelou que ele estava morto há cinco dias, depois de um ataque cardíaco.

01) Comente sobre a ironia presente na manchete da notícia:

02) Encontre o lide na notícia em estudo:

03) Classifique os seis advérbios grifados no texto:

04) O texto está narrado em que pessoa? O autor se manifesta? Qual o efeito de sentido provocado?

05) Cite duas características que são comuns nas manchetes do gênero notícia:

06) O jornalista citou três vezes o pronome indefinido “ninguém”. Qual seria o provável motivo dessa repetição?

07) Esta notícia nos faz refletir sobre as relações humanas atualmente. O que você considera causa desse distanciamento entre as pessoas?

08) “Ele morreu tranquilamente na segunda-feira”. Segundo o autor da matéria, o que seria uma morte tranquila? O que você pensa a respeito disso? Concorda?

09) Analise morfologicamente a oração da questão anterior:

10) O que teria acontecido com a vítima, para que não sentissem a sua falta?

11) A notícia deixa transparecer se a vítima tinha família? Em que momento?

12) Quando lemos um jornal encontramos diversos tipos de notícias. Para que serve, afinal, a notícia?

13) Além do jornal, em que outro(s) meio(s) de comunicação poderíamos encontrar essa notícia?

14) Você acha que essa manchete chamou a atenção dos leitores? Por quê?

15) Se você fosse o jornalista, que outra manchete você criaria para essa notícia?

16) No fragmento “O George era sempre o primeiro a chegar todos os dias e o último a sair no final do expediente”, existe uma antítese. Identifique-a:

17) Com base no fragmento a seguir, responda às questões:

“Ele morreu tranquilamente na segunda-feira, mas ninguém notou até ao sábado seguinte pela manhã, quando um funcionário da limpeza o questionou, porque ainda estava a trabalhar no fim de semana.”

a)    Quantas orações existem?
b)    Elas são coordenadas ou subordinadas? Justifique sua resposta:
c)    Destaque as conjunções encontradas, classificando-as:

18) Escolha uma imagem de alguma revista para acompanhar a notícia em questão:

19) Coloque-se no lugar do funcionário da limpeza, que foi o primeiro a encontrar o homem morto. Como foi sua reação?

20) O que você pensa do fato ocorrido dentro de uma empresa com muitos outros funcionários e ninguém percebeu o fato ocorrido?

21) Em “Ele estava sempre envolvido no seu trabalho e fazia-o muito sozinho”, o termo destacado refere-se a:

(a)  Ele;
(b)  Trabalho;
(c)  Sozinho;
(d)  George;




(Autores: Andreia Dequinha, Maria Regina, Nalva Kássia, Sandra Vitezi, Rosa Maria, Erika Bonilha, Clécia Melo, Cris Happy, Lourdes Galhardo)

domingo, 20 de novembro de 2011

Pudim, da Martha Medeiros


Não há nada que me deixe mais frustrada do que pedir Pudim de sobremesa, contar os minutos até ele chegar e aí ver o garçom colocar na minha frente um pedacinho minúsculo do meu pudim preferido. Um só.
Quanto mais sofisticado o restaurante, menor a porção da sobremesa. Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência, comprar um pudim bem cremoso e saborear em casa com direito a repetir quantas vezes a gente quiser, sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.
O PUDIM é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano.
A vida anda cheia de meias porções, de prazeres meia-boca, de aventuras pela metade. A gente sai pra jantar, mas come pouco. Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons. Conquista a chamada liberdade sexual, mas tem que fingir que é difícil (a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de 'fácil'). Adora tomar um banho demorado, mas se contém pra não desperdiçar os recursos do planeta. Quer beijar aquele cara 20 anos mais novo, mas tem medo de fazer papel ridículo. Tem vontade de ficar em casa vendo um DVD, esparramada no sofá, mas se obriga a ir malhar. E por aí vai.
Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar', tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação... Aí a vida vai ficando sem tempero, politicamente correta e existencialmente sem-graça, enquanto a gente vai ficando melancolicamente sem tesão...
Às vezes dá vontade de fazer tudo 'errado'. Deixar de lado a régua, o compasso,a bússola, a balança e os 10 mandamentos.
Ser ridícula, inadequada, incoerente e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito. Recusar prazeres incompletos e meias porções.
Até Santo Agostinho, que foi santo, uma vez se rebelou e disse uma frase mais ou menos assim: 'Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora'..
Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem, podemos (devemos?) desejar vários pedaços de pudim, bombons de muitos sabores, vários beijos bem dados, a água batendo sem pressa no corpo, o coração saciado.
Um dia a gente cria juízo. Um dia. Não tem que ser agora.
Por isso, garçom, por favor, me traga: um pudim inteiro,um sofá pra eu ver 10 episódios do 'Law and Order', uma caixa de trufas bem macias e o Richard Gere, nu, embrulhado pra presente. OK? Não necessariamente nessa ordem.
Depois a gente vê como é que faz pra consertar o estrago.
(Martha Medeiros)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desabafando...


Explicar o BARROCO hoje para os meus primeiros anos do Frederico Villar foi uma deliciosa surpresa!!! Há tempos não percebia tanto interesse em meus alunos, ainda mais com relação à Literatura, que é quase sempre um bicho-papão horrendo!!! Saí de lá feliz e satisfeita, como há tempos também não me sentia!!!

Nas minhas turmas do Feliciano Sodré, esta semana, também fiquei contente com a grande aceitação do SIMBOLISMO e de um texto do João Ubaldo Ribeiro que levei para o meu segundo e terceiros anos!!! 

Automaticamente me lembrei de uma turma que eu tive, à tarde, no Sodré, e que fez trabalhos ma-ra-vi-lho-sos sobre o conto "O homem da cabeça de papelão", do João do Rio!!! Até um hap show de bola saiu!!! 

Muitos alunos demonstrando carinho no Facebook... no Orkut... especialmente nesta semana também. 

Senhor, sei que tudo isso é uma resposta às minhas orações... e agradeço por isso!!! Ando muito desanimada, como muitos colegas, e há tempos que EDUCAR e ENSINAR têm caminhado na contramão do jogo, dos interesses... Só o Senhor sabe como tenho brigado comigo mesma... me desafiado... tentado me motivar... insistido em continuar... me adaptar... evitar tanto sofrimento, tanta descrença, tanto cansaço, tantas exigências tolas e sem nenhum retorno... 

Encontrar recadinhos de ex-alunos tem sido muito importante para mim... tem me reanimado... tem renovado muitas esperanças... e se eu me sentia 2% útil, depois disso estou praticamente chegando ao 90%!!! Não vou entregar os pontos não!!! Ainda acredito, ainda acredito, ainda acredito, mesmo que tudo e mais um pouco insista em provar o contrário. Nunca gostei dos caminhos fáceis mesmo... 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Saudades dessa galera show!!!




Estava eu quietinha perambulando rotineiramente pelo Facebook antes de dormir e eis que recebi umas cutucadas de uma tal de Flávia Lima (lindooooooona), minha querida ex-aluna, com um material que me deixou morrendo de saudades da minha turma 3005 do ano passado, do Feliciano Sodré!!! Eu bem que tentei trazer para cá os vídeos com meu ensaio e com meu depoimento para a turma, a fim de compartilhar com meus queridos visitantes a minha catástrofe, mas não consegui anexar os vídeos do You Tube de jeito nenhum!!! Sorte de vocês, sem dúvida!!! Morro de timidez na frente da câmera, embora isso assuste muita gente, que não acredita e morre de rir quando me digo tímida!!! Acha que é piada, mas juro que não é!!!

Deixo então os links, para quem tiver curiosidade... e também coragem!!!! he he he he

Essa turma era muito criativa, pancada, participativa, barulhenta, alegre, divertida, que logo me cativou! Impossível me esquecer dessas figurinhas raras e dos trotes diários!!! Os de que mais gostei foram: o do dia da chupeta e da fralda... aquele chupetão que apareceu lá, só não me lembro de quem foi o autor dessa proeza... e também do dia em que levaram um bichinho de estimação e fiquei andando pelos corredores com aquele Pooh (não era isso???) gigaaaaaaaaaaaaante!!!! Só vocês!!!! Obrigada pelos risos, pelos micos, pelas gargalhadas, pelas loucuras, pelas trocas... Sempre disseram animadamente SIM a todas as minhas propostas!!! Não podia ter encontrado uma turma melhor logo assim que voltei da minha licença-maternidade!!!! 

Sucesso para vocês, meus amores, e que Deus os proteja sempre, sempre, sempre!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Desmontando o texto

A tirinha e boa parte da atividade de hoje foram importadas de um blog que eu adoro, chamado DESMONTANDO O TEXTO, que já está há tempo em meus favoritos e devidamente linkado também aqui. Acrescentei algumas questões simples. Só espero que a professora Mara Virgínia não se importe! E quem gostou da atividade é só passar correndo lá no blog, porque tem mais um montão delas por lá, gente! Aproveitem! 


01) Observe que, no primeiro quadrinho, a fala da menina revela o conflito da narrativa. O que ela diz? 

02) Por meio do desenho, é possível perceber o estado de espírito em que a garotinha se encontra? Qual? Que sinais justificam sua resposta?

03) Que sinal de pontuação é empregado para enfatizar o estado emotivo da personagem? 

04) Quantas frases a menina utiliza em sua fala? Separe-as, indicando quantas são verbais e quantas são nominais:

05) No segundo quadrinho, a Super-Vó recrimina o menino pela atitude que ele teve. Na fala, encontramos duas frases. Que recurso permite ao leitor perceber o tom de recriminação expresso pela personagem nessas frases?

06) Que fala da menina revela sua emoção ao ver a boneca consertada? Podemos afirmar que esta fala é uma frase verbal? Justifique sua resposta:

07) Que recursos enfatizam esse contentamento da menina?

08)  Por que a atitude da menina surpreende o leitor?

09) Observe o garoto. Ele não possui fala. Crie frases para o garoto, mesclando-as em nominal e verbal:

10) No desfecho da narrativa, a atitude da menina surpreende os demais personagens e o leitor. Que fato, realmente, causou o aborrecimento à menina?

11) Que fala da menina confirma esse fato?

12) Quantas frases a menina utiliza em sua fala, nesse desfecho, para expressar seu contentamento?

13)  Que mensagem podemos extrair da tirinha? Explique:

14) Crie um final diferente para a historia:

15) Invente um sermão para a Supervó no final da historinha:

16) Retire da tirinha:

a) As frases nominais:
b) As frases verbais:
c) Um período simples:
d) Um período composto:
e) Um vocativo;

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ano 2020: a extinção dos professores


O ano é 2.020 D.C. - ou seja, daqui a nove anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:
– Vovô, por que o mundo está acabando?
A calma da pergunta revela a inocência da alma infante. E no mesmo tom vem a resposta:
– Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.
– Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?
O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.
– Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?
– Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.
– E como foi que eles desapareceram, vovô?
– Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa.

Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer “eu estou pagando e você tem que me ensinar”, ou “para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você” ou ainda “meu pai me dá mais de mesada do que você ganha”. Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo “gerenciar a relação com o aluno”. O professores eram vítimas da violência – física, verbal e moral – que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.

Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. “Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular”, diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de idéias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas. Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério.

Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas “bem sucedidas” eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão – enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.

(Autor deconhecido, mas a realidade é conhecidíssima por mim, infelizmente)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Propaganda EcoSport


01) O que você achou mais importante para a compreensão da propaganda: o texto verbal ou o não verbal? Justifique sua resposta:

02) Que função da linguagem está presente na propaganda? Comprove com elemento(s) presente(s) nela:

03) Localize os objetos que complementam os verbos presentes na propaganda e classifique-os:


04) Tendo em vista que o substantivo “ACESSO” necessita de um complemento nominal, escolha o pronome relativo que melhor substituiria o pronome QUE, fazendo as adaptações necessárias:


05) Em que modo está o primeiro verbo da propaganda? O que esse modo verbal indica?


06) Qual a interpretação que podemos fazer da leitura do texto da propaganda e da imagem por ela veiculada?


07) Fala-se muito, atualmente, dos direitos do cidadão. Caso você precisasse utilizar serviços como, por exemplo, o PROCON, por propaganda enganosa, qual seria a sua reclamação? Como seria? Escreva:


08) Analisando a passagem “Visite praias que só os náufragos tinham acesso antes”, responda:

a) Antes de quê?


b) Por que essas praias seriam um atrativo turístico?


c) O que há, na foto, que comprova que as pessoas que estão no carro que vão a uma praia?


09) Há um problema de regência nominal na frase que introduz a propaganda. Identifique esse problema e reescreva a frase na norma culta da língua:


10) Que produto está sendo anunciado e qual é o seu público-alvo?


11) Separe em sílabas as palavras PRAIAS, NÁUFRAGOS, ACESSO:

(Autores: Andreia Dequinha, Édina Moura, Fabi Behling, Nalva Kássia, Ruth Barbosa, Rosa Maria, Lourdes Galhardo, Cris Happy)

domingo, 13 de novembro de 2011

Analisando poesia...

Meninos



Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne
Menino que não joga biboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna

Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim

É triste a luta de classes.


(Murilo Mendes)

01) Explique o sentimento do eu lírico ao comparar os dois meninos mencionados no texto:

02) De acordo com o conteúdo do texto, por que a palavra MENINOS funciona como substantivo comum?

03) De que maneira os substantivos são usados no texto para mostrar a diferença de classes entre os meninos?

04) Que valor expressivo tem o verso "O mar autônomo sem fim"? 

05) Que outro título você daria ao texto?

06) Você concorda que há uma luta triste de classes? O que aconteceria se ela não houvesse?

07) Ilustre o poema:

08) Retire do texto um exemplo de substantivo próprio, justificando sua resposta:


09) Ao comparar os dois meninos há o desejo de confrontar a situação de ambos, porém, há a presença do adjetivo "TRISTE" para caracterizar um dos meninos e qual é o adjetivo utilizado para caracterizar o outro? São antônimos? Explique:

sábado, 12 de novembro de 2011

Outra música legal para o Barroco

Umas e outras 

Se uma nunca tem sorriso
É pra melhor se reservar
E diz que espera o paraíso
E a hora de desabafar.

A vida é feita de um rosário
Que custa tanto a se acabar
Por isso, às vezes ela pára
E senta um pouco pra chorar.

Que dia! Nossa!
Pra que tanta conta?
Já perdi a conta de tanto rezar.

Se a outra não tem paraíso
Não dá muita importância não,
Pois já forjou o seu sorriso
E fez do mesmo profissão.

A vida é sempre aquela dança
Onde não se escolhe o par
Por isso às vezes ela cansa
E senta um pouco pra chorar.

Que dia! Puxa!
Que vida danada!
Tem tanta calçada pra se caminhar.

Mas toda santa madrugada
Quando uma já sonhou com Deus
E a outra, triste enamorada,
Coitada, já deitou com os seus,
O acaso faz com que essas duas,
Que a sorte sempre separou,
Se cruzem numa mesma rua
Olhando-se com a mesma dor.

Que dia! Nossa!
Pra que tanta conta?
Já perdi a conta de tanto rezar...

Que dia! Puxa!
Que vida danada!
Tem tanta calçada pra se caminhar...

Que dia! Puxa!
Que vida comprida
Pra que tanta vida
Pra gente viver...
Que dia...

(Chico Buarque de Holanda)
01) Divida o texto em três partes: a religiosa, a prostituta, encontro de ambas:
02) Nas duas primeiras partes, há o uso da antítese. Que efeito poético resulta desse emprego?
03) Na terceira parte, ocorre a síntese da vida das duas personagens. O que é enfatizado nessa síntese?

04) A palavra SORRISO ocorre duas vezes no texto, cada uma com conotações diferentes. Quais são elas? Explique:

05) Uma não sorri, enquanto a outra sorri bastante. O motivo de ambas não é espontâneo. Explique por quê:
06) Em que momento do dia ocorre o encontro das duas mulheres? Explique o porquê de o autor ter escolhido justamente este momento:
07) Escreva, em prosa, um resumo da narrativa que serve de base para o poema:
08) Apesar de diferentes, há um traço de identidade entre as mulheres. Que versos denotam essa idéia? Transcreva-os:
09) O poeta utiliza duas metáforas para expressar o conceito da vida de cada personagem. Quais são elas?
10) A antítese entre uma e outra desfaz-se na terceira estrofe. Em que verso? Copie:

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Coisinhas para complementar o Barroco

Ao contrário do Quinhentismo, para o qual encontrei um monte de charges e de tirinhas, o Barroco e o Arcadismo estão me deixando louca, devido à escassez de gêneros interessantes para se trabalhar com tais estilos literários! Odeio mesmice! E é só ela que tenho encontrado em minhas pesquisas no "oráculo" moderno chamado GOOGLE! Infelizmente! 

Hoje, além de algumas imagens paradoxais, compartilho também uma tirinha que achei bem legal para se trabalhar o BARROCO, pois aborda a famosa antítese! Espero que gostem! 







Ótimo vídeo para o Barroco!!!



Fui presenteada com esse maravilhoso vídeo ao sem querer ir parar num site muitíssimo interessante chamado LITERARIZANDO, que já coloquei nos meus favoritos, mas não poderia deixar de linkar aqui no meu humilde blog e também, claro, compartilhar tal descoberta com os artemanhosos que me visitam! Espero que gostem tanto quanto eu e aposto como vai atrair um bocado a atenção dos nossos alunos!!! Ou alguém duvida?!? Boa sorte para nós!!!

Música joinha para trabalhar o Barroco

Certas coisas

Não existiria som se não 
houvesse o silêncio
Não existiria luz se não
 fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim

Cada voz que canta o amor
Não diz 
tudo o que quer dizer
Tudo que cala fala mais 
alto ao coração
Silenciosamente
eu te falo com paixão

Eu te amo calado
como se fosse uma sintonia
de silêncio e de luz
Nós somos medo e desejo
somos feitos de silêncio e som
Têm certas coisas que eu não sei dizer...

(Lulu Santos e Nelson Mota)

01) Transcreva do texto acima dois exemplos perfeitos de antítese:

02) Você percebe algum exemplo de paradoxo nessa canção? Qual? Explique seu raciocínio:

03) Você concorda que "Tudo que cala fala mais alto ao coração"? Por quê?

04) Que mensagem se pode extrair após a leitura dessa música?

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Propaganda show de bola!


01) O folheto acima faz parte de uma campanha publicitária. Que tipo de campanha é essa?

02) Explique a ambiguidade presente em “Exploração sexual infantil DÁ PENA”:

03) A faixa preta presente nos olhos do ursinho de pelúcia representa o quê? Comente:

04) Analise as cores empregadas na propaganda. Por que você acha que o ursinho é colorido e o restante das cores empregadas são o preto e o branco?

05) Justifique a presença do urso em vez de ter a presença de uma criança, explicando que efeito isso causa na propaganda:

06) De acordo com o folheto, há outras instituições que ajudam na campanha? Cite-as:

07) Justifique a ausência do acento indicador de crase em “Pena de 1 a 12 anos de prisão”:

08) Analise a oração “Exploração sexual infantil dá pena” e responda qual é o tipo de sujeito e o tipo de predicado ali inseridos, justificando:

09) Redija um parágrafo dissertativo-argumentativo sobre a questão: “Merece cadeia quem pratica a exploração sexual infantil”:

10) Nas propagandas é comum o uso dos verbos no imperativo. Retire da propaganda em estudo o verbo que aparece nesse modo e explique qual sua função:

11) Procure no dicionário todos os possíveis significados para a palavra PENA:


(Autores: Andreia Dequinha, Sonia Henriques, Fabi Behling, Sinara Soares, Clécia Melo, Nalva Kássia, Lourdes Galhardo, Simone Maróstica, Helaine Soares)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Camisinha


01) Que características da função conativa estão presentes na propaganda?


02) Analise a linguagem utilizada na propaganda e diga a que público se destina:


03) Explique as possibilidades de sentido para a frase "Passe uma borracha nisso":


04) Qual é o público-alvo do anúncio?
05) Explique os sentidos da palavra BORRACHA:


06) As propagandas sobre o uso de preservativos atingem o público? Se não, o que seria necessário fazer para alertar a população sobre os riscos do não uso de preservativos?
07) "Nisso" retoma um termo que foi dito anteriormente. Qual termo é o referente do pronome isso?


08) Por que algumas palavras aparecem escritas com cores diferentes?
09) Analise as cores utilizadas na propaganda em estudo:


10) Sendo um gênero de natureza argumentativa, o texto publicitário apresenta argumentos para persuadir o interlocutor. Esses argumentos, direta ou indiretamente, estão relacionados com eventuais vantagens que o consumidor teria comprando o produto. Essas vantagens podem ser de ordem QUANTITATIVA, QUALITATIVA ou IDEOLÓGICA. Analise qual dessas vantagens é oferecida pela propaganda analisada, justificando sua resposta:
11) Crie um parágrafo dissertativo-argumentativo acerca da importância do uso do preservativo nas relações sexuais, ainda mais nos dias de hoje:


12) De acordo com a propaganda, o que podemos entender com a palavra NISSO? Explique:
13) Classifique morfologicamente a palavra NISSO:




(Autores: Andreia Dequinha, Édina Moura, Rosa Maria, Lenita, Maria José, Lourdes Galhardo)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Análise de Propaganda


01) Qual o objetivo da propaganda acima?

02) Que nota você daria de 0 a 10 a ela? Justifique sua escolha, utilizando, pelo menos, dois fortes argumentos:

03) Explique o que os termos em oposição sugerem e a importância dos mesmos na propaganda:

04) Como você usaria essa mesma propaganda para alertar as pessoas quanto ao consumo excessivo de doces?

05) Identifique uma figura de linguagem presente no texto, justificando seu raciocínio:

06) O que as letras com tamanhos irregulares na propaganda sugerem?

07) Na propaganda há o casamento entre a linguagem verbal e não verbal. Considerando que existisse apenas a linguagem verbal, seria possível saber de que produto se tratava? Por quê?

08) Uma propaganda bem mais antiga do chocolate BIS utilizava o seguinte slogan: “Bis! É impossível comer um só!” O nome desse chocolate traz implícito um convite ao estímulo do seu consumo. Explique isso, relacionando a propaganda que você está analisando!

09) Qual o possível público-alvo para essa propaganda?

10) Quais os argumentos que foram utilizados para convencer o leitor a comprar o produto?

11) Que tipo de apelo foi utilizado na propaganda: o emocional ou o racional? Justifique sua resposta:


(Autores: Andreia Dequinha, Rosa Maria, Nalva Kássia, Maria José, Zizi Cassemiro, Simone Maróstica, Rosane Farias, Maria Regina)