sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Análise da música "Certas coisas" (Lulu Santos)


Certas coisas

Não existiria som se não 
houvesse o silêncio
Não existiria luz se não
 fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim

Cada voz que canta o amor
Não diz 
tudo o que quer dizer
Tudo que cala fala mais 
alto ao coração
Silenciosamente
eu te falo com paixão

Eu te amo calado
como se fosse uma sinfonia
de silêncio e de luz
Nós somos medo e desejo
somos feitos de silêncio e som
Têm certas coisas que eu não sei dizer...

(Lulu Santos e Nelson Mota)


01) Transcreva do texto acima dois exemplos perfeitos de antítese, justificando:

02) Você percebe algum exemplo de paradoxo nessa canção? Qual? Explique seu raciocínio:

03) Você concorda que "Tudo que cala fala mais alto ao coração"? Por quê?

04) Que mensagem se pode extrair após a leitura dessa música?

05) Você concorda que existem mesmo certas coisas que não sabemos dizer? Quando, em geral, isso ocorre? Qual a importância de sabermos também valorizar o silêncio?  


06) Como você lida com as dualidades presentes em seu ser?


07) Podemos afirmar que na imagem que acompanha a música existe uma antítese? Comente: 

7 comentários:

  1. Oi, querida.

    Parabéns novamente pelo conteúdo do seu blog. Adorei as imagens e vou utilizá-las com certeza. Tenho indicado seu blog para colegas de trabalho e sempre comento a qualidade do material.

    Também selecionei canções para trabalhar o Barroco e principalmente o Arcadismo e postei lá no blog. Pus uma indicação de um site fabuloso do Itaú Cultural sobre o Barroco que vc precisa conhecer.

    Dê uma olhadinha, ok?
    http://edinanarede.webnode.com.br/atividades/

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Édina, você acredita que só hoje, por acaso, que eu fui ler esse seu recadinho?!? Me perdoe. Mas fiquei feliz de tê-lo encontrado! Há certas coisas que são atemporais e creio que nossa amizade é uma delas!!!

      Obrigada pelo carinho destinado a mim e ao meu cantinho, que agora estou tentando trazer à ativa, apesar da correria. Tomara que eu consiga...

      Amo nossas trocas, sempre tão enriquecedoras! Que elas jamais cessem! Beijocas.

      Excluir
  2. Oi Dequinha faz tempo quenão venho aqui....mas foi bom..quanta coisa bonita.....afinal vale a pena não é mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte sempre, amiga, e, apesar dos hiatos, este cantinho vai sobrevivendo... Olha há quanto tempo já estamos conectadas?!? Adooooro!!!

      Excluir
  3. Ótima esta letyra..não tinha me dado conta que ela é puramente barroca..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deliciosamente barroca... Amo trabalhar com ela! Beijos!

      Excluir
  4. Boa tarde, queria saber quais as caracteristicas barroco desta musica

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!