quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Desmontando o texto

A tirinha e boa parte da atividade de hoje foram importadas de um blog que eu adoro, chamado DESMONTANDO O TEXTO, que já está há tempo em meus favoritos e devidamente linkado também aqui. Acrescentei algumas questões simples. Só espero que a professora Mara Virgínia não se importe! E quem gostou da atividade é só passar correndo lá no blog, porque tem mais um montão delas por lá, gente! Aproveitem! 


01) Observe que, no primeiro quadrinho, a fala da menina revela o conflito da narrativa. O que ela diz? 

02) Por meio do desenho, é possível perceber o estado de espírito em que a garotinha se encontra? Qual? Que sinais justificam sua resposta?

03) Que sinal de pontuação é empregado para enfatizar o estado emotivo da personagem? 

04) Quantas frases a menina utiliza em sua fala? Separe-as, indicando quantas são verbais e quantas são nominais:

05) No segundo quadrinho, a Super-Vó recrimina o menino pela atitude que ele teve. Na fala, encontramos duas frases. Que recurso permite ao leitor perceber o tom de recriminação expresso pela personagem nessas frases?

06) Que fala da menina revela sua emoção ao ver a boneca consertada? Podemos afirmar que esta fala é uma frase verbal? Justifique sua resposta:

07) Que recursos enfatizam esse contentamento da menina?

08)  Por que a atitude da menina surpreende o leitor?

09) Observe o garoto. Ele não possui fala. Crie frases para o garoto, mesclando-as em nominal e verbal:

10) No desfecho da narrativa, a atitude da menina surpreende os demais personagens e o leitor. Que fato, realmente, causou o aborrecimento à menina?

11) Que fala da menina confirma esse fato?

12) Quantas frases a menina utiliza em sua fala, nesse desfecho, para expressar seu contentamento?

13)  Que mensagem podemos extrair da tirinha? Explique:

14) Crie um final diferente para a historia:

15) Invente um sermão para a Supervó no final da historinha:

16) Retire da tirinha:

a) As frases nominais:
b) As frases verbais:
c) Um período simples:
d) Um período composto:
e) Um vocativo;

2 comentários:

  1. Gostei da atividade e vou deixar salvo o site:)
    Ainda bem que há tantos cérebros em erupção por aí, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, né? Tem coisa que a gente não pode meeeeesmo perder de vista... e não somos poucos, apenas estamos espalhados por aí... Com sorte a gente se junta! Ô! Beijos.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!