sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desabafando...


Explicar o BARROCO hoje para os meus primeiros anos do Frederico Villar foi uma deliciosa surpresa!!! Há tempos não percebia tanto interesse em meus alunos, ainda mais com relação à Literatura, que é quase sempre um bicho-papão horrendo!!! Saí de lá feliz e satisfeita, como há tempos também não me sentia!!!

Nas minhas turmas do Feliciano Sodré, esta semana, também fiquei contente com a grande aceitação do SIMBOLISMO e de um texto do João Ubaldo Ribeiro que levei para o meu segundo e terceiros anos!!! 

Automaticamente me lembrei de uma turma que eu tive, à tarde, no Sodré, e que fez trabalhos ma-ra-vi-lho-sos sobre o conto "O homem da cabeça de papelão", do João do Rio!!! Até um hap show de bola saiu!!! 

Muitos alunos demonstrando carinho no Facebook... no Orkut... especialmente nesta semana também. 

Senhor, sei que tudo isso é uma resposta às minhas orações... e agradeço por isso!!! Ando muito desanimada, como muitos colegas, e há tempos que EDUCAR e ENSINAR têm caminhado na contramão do jogo, dos interesses... Só o Senhor sabe como tenho brigado comigo mesma... me desafiado... tentado me motivar... insistido em continuar... me adaptar... evitar tanto sofrimento, tanta descrença, tanto cansaço, tantas exigências tolas e sem nenhum retorno... 

Encontrar recadinhos de ex-alunos tem sido muito importante para mim... tem me reanimado... tem renovado muitas esperanças... e se eu me sentia 2% útil, depois disso estou praticamente chegando ao 90%!!! Não vou entregar os pontos não!!! Ainda acredito, ainda acredito, ainda acredito, mesmo que tudo e mais um pouco insista em provar o contrário. Nunca gostei dos caminhos fáceis mesmo... 

3 comentários:

  1. Kerida Dequinha são 00:11h e aqui estou eu nevegando na net....e vim parar aqui...na verdde vim reposusar aqui...é claro..Dequinha que nós professores temos a grande recompensa quando nos deparamos com lunos que nos surpeendem.com ações positivas que não esperamos...ontem em uma brincddeira de maigo oculto com uma de minhas turmas de 3º ano..o aluno que eme tirou...tímido..disse...foi dificil comprar( cá entre nós nuncaquis tirar o nome do professor em amigo ocultokk) pois bem ele finalizou com esta frase..minha amiga ocult a ´" uma esceelnte educadora".Pronto não precisava de mais nada....claro ganhei um lindo relógio..mas ser reconhecida fo i o melhor..beijos fique firme..

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom trazer a memória aquilo que nos dá esperança. Nossos alunos e ex-alunos são realmente aqules que nos dão prazer em continuar. Afinal, nosso trabalho é para eles e por eles. Os Recadinhos dos alunos mostram que seu trabalho não foi esquecido.
    Viu? Valeu a pena!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pensei que eu era a única "louca" que ainda sobrevivia, mas que bom que tenha companhia nesse manicômio que é minha consciência. Bom saber que remar contra a maré, apesar de não ser muito óbvio, é algo que faz parte do nosso ofício, apenas temos que saber lidar com isso e não fazer disso nossa rotina. Fiquei apaixonada pelo seu desabafo, não conheço você pessoalmente, mas fiquei agora sua fã!

    Boa trajetória para todos os que fazem da educação algo sério!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!