quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cantadas


Cantada

Você é mais bonita que uma bola prateada
de papel de cigarro
Você é mais bonita que uma poça d´água
límpida
Você é mais bonita que uma zebra
que um filhote de onça
que um Boeing 707 em pleno ar
Você é mais bonita que um jardim florido
em frente ao mar em Ipanema
Você é mais bonita que uma refinaria da Petrobrás
de noite
mais bonita que Ursula Andress
que o Palácio da Alvorada
que o mar azul-safira de República Dominicana

Olha,
você é tão bonita quanto o Rio de Janeiro
em maio
e quase tão bonita
quanto a Revolução Cubana.

(Ferreira Gullar)

Recriações de alguns alunos:

Cantada adaptada 01:

Você é mais bonita bonito que uma noite de luar prateado
Você é mais bonito que um mundo de ouro ao meu lado
Você é mais bonito que uma bacia de araçá
Você é mais bonito que um tesouro de Bagdá
Você é mais bonito que um Fiat Gallardo
Mais bonito que um gato amansado
que o brilho perolado
que o céu estrelado.

Olha,
Você é tão bonito quanto Minas Gerais
e quase tão bonito
quanto o mundo inteiro é capaz.

(Géssica Silva - Frederico Villar - Turma 1003)


Cantada adaptada 02:

Você é mais bonito que as estrelas do céu
em noite estrelada
Você é mais bonito que o sol brilhante
em um dia quente
Você é mais bonito que o mais belo modelo
do Universo
Você é mais bonito que um jarim florido
em frente ao mar de Arraial
Você é mais bonito que os fogos de artificio
em dia de Ano Novo
Você é mais bonito do que o ouro mais valioso
Olha,
Você é tão bonito quanto a pedra mais valiosa do mundo
e quase tão bonito quanto o céu em uma aurora.

(Bruna Alves - Frederico Villar - Turma 1003)


Cantada adaptada 03:

Você é mais bonita que uma borboleta
que paira sobre uma flor
Você é mais bonita que um início da manhã
Você é mais bonita que uma noite de luar
do que um céu recheado de estrelas
Você é mais bonita que o olhar de uma criança
ao ver o mar pela primeira vez
Você é mais bonita que uma noite em um cruzeiro
em dia de Ano Novo, em alto-mar
Mais bonita que um pássaro sobrevoando uma praia
que o pôr-do-sol no horizonte
que o lugar mais lindo do mundo
Olha,
Você é tão bonita como o arco-íris encerrando um dia de chuva
e quase tão bonita como a criação do Universo.

(Marcos Vinícius - Frederico Villar - Turma 1003)

6 comentários:

  1. Vendo esses belos jovens poetas desenvolvendo uma atividade em torno do poema-mor de Gullar, mais uma vez me deu uma vontade enorme de ter sido seu aluno. Se não fui, para ficar sentadinho lá trás, quetinho que só, a apreciar todas as belezas construídas-curtidas-nascidas-inventadas e puxadas pela sua estonteante 'boniteza' (saudades do bom e velho Paulo Freire), continuo sendo na escola da vida e a apreciá-la de forma terna.
    Gostaria de reproduzir a estrofe de uma velha música, para dizer-lhe o que sinto neste momento. Posso? Mesmo que você me proiba, não resisto. Aqui vai:
    "Eu Voltei,
    aqui é o meu lugar,
    minha emoção é grande,
    a saudade ainda maior,
    eu voltei para ficar."
    Ou então:
    "Eu voltei,
    agora pra ficar,
    porque aqui,
    aqui é o meu lugar.
    Eu voltei
    prás coisas que deixei,
    eu voltei..."
    (O Portão, Roberto e Erasmo Carlos)
    Em tempo1: Agora estou no www.pedagogiadosprojetos.blogspot.com . Espero você lá para dar uma moral!
    Em tempo2: Dê os meus parabéns aos seus três alunos pelos belos poemas.
    Em tempo3: Muito bom resgatar os nossos contatos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo, que recadinho lindo! Adorei! E adoraria ter você como meu aluno... assim como adoro ter como amigo... e saiba que tb eu lamento, de coração, não ter tido a sorte de ter sido sua aluna, embora aprenda tanto acompanhando-o pelas redes sociais da vida, e não é de hoje!

      Obrigada pelo carinho também dedicado aos meus alunos, poetas aprendizes e que têm coragem de dizer SIM às loucuras que eu sempre invento e sempre estou propondo!

      Um beijo grande! Passarei por lá pelo seu canto... adoro...

      Excluir
  2. Oi, Dequinha! Adorei as produções dos seus alunos! Ficaram ótimas! Parabéns a eles e a você pela proposta! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clecinha, e eles são doidinhos e embarcam na minha... Tenho sorte, muita sorte! Beijos.

      Excluir
  3. OI, Dequinha!

    Ótima esta sua proposta, as produções ficaram lindas! Gosto muito desse tipo de trabalho. A propósito, estive lendo seus posts e me chamou a atenção aquele intitulado: Esclarecimento. É o que sempre digo também que tem gente que nada faz e o que os outros fazem incomoda, porque elas não têm a capacidade de fazer nada, senão criticar as boas ações dos outros.
    Colega, continue com a sua maravilhosa maneira de ser, despretensiosa e generosa. As colegas agradecem!
    Beijos, linda!
    ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por estar sempre aqui presente, acompanhando as minhas loucuras em sala de aula! rs rs rs

      Obrigada por entender tb o meu desabafo! Raras são as pessoas especiais e carinhosas que nem vc... a maioria é idiota e pensa que sou escrava, que ganho alguma coisa com o blog e além das atividades ainda querem o gabarito, o que é típico de gente preguiçosa e incapaz que não sabe pensar, quem dirá agradecer! Mas eu sobrevivo a elas... comigo não se criam... rs rs rs

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!