quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Análise da PROPAGANDA da Branca de Neve do Boticário


01) Qual o público-alvo dessa propaganda? O que lhe deu indícios disso?

02) Qual o objetivo principal das propagandas de um modo geral? E desta que está sendo analisada?

03) Em que elemento da comunicação está centrado o texto?

04) Qual a função da linguagem predominante? Comprove da melhor maneira possível:

05) Com que outro gênero textual a propaganda dialoga?

06) Qual o sujeito do verbo CAUSAVA? Como ele se classifica?

07) Há, no texto, uma oposição de ideias. Destaque-a:

08) O que justificar a menção à personagem “Branca de Neve”, do conto de fadas, pela empresa veiculadora da propaganda?

09) O slogan da marca diz que “Você pode ser quem você quiser”. Você concorda que a beleza pode oferecer a uma pessoa o que ela quiser? Justifique:

10) Qual a ambiguidade presente no slogan citado na questão anterior?

11) O que representa a maçã nessa propaganda? Quem estaria entregando a mesma, afinal?
12) Em “era uma vez uma garota branca como a neve” que figura de linguagem aparece? Explique:
13) Qual o slogan destacado nessa propaganda? O que você achou dele?
14) Que características de texto publicitário estão presentes neste anúncio?
15) A imagem dessa propaganda nos remete a um outro texto (a serpente oferecendo o fruto proibido à Eva). Esse fato constitui um caso de paródia, intertextualidade ou contextualização? Justifique sua resposta:
16) Quais os recursos utilizados para “seduzir” o consumidor?
17) Qual a importância da conjunção adversativa presente na propaganda?
18) A propaganda estabelece intertextualidade com um conto de fadas: Branca de Neve. Analisando as imagens de Branca de Neve no conto e na propaganda, marque V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as seguintes afirmativas:

A( ) Ambas as personagens são femininas.
B( ) Ambas as personagens são frutos da imaginação.
C( ) Uma personagem tem o semblante da pureza e a outra, o da sedução.
D( ) Ambas as personagens são tentadas a comer um fruto: a maçã.
E( ) A maçã, nas duas situações, apresenta o mesmo significado.

è  Marque a sequência correta, de acordo com o seu julgamento das afirmativas acima:

A (   ) V, V, V, V, V
B (   ) V, F, V, F, V
C (   ) V, F, V, F, F
D (   ) V, F, F ,V, V
  
(Autores: Andreia Dequinha, Édina Moura, Fabi Behling, Nalva Kássia, Maria José, 
Simone Maróstica, Lourdes Galhardo, Rosa Maria, Erika, Clécia Melo, Telma Perfeito, 
Zizi Cassemiro, Helaine Soares, Ruth Barbosa)

4 comentários:

  1. ESta proposta de atividade ficou ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Clecinha! Um barato também criá-la, com a sua ajuda, com as mais variadas mãos! Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Na cabecinha de cada um, sempre...
      Questões abertas... a mente também... sempre...
      Um abraço!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!